Turismo

Lançamento do 1º Salão de Turismo do Vale do São Francisco é realizado no Recife

O evento terá exposições, palestras, workshops, simpósios, espaço gastronômico, artesanato, rodadas de negócios e capacitações

Lançamento do 1º Salão de Turismo do Vale do São Francisco - Matheus Ribeiro/ Setur-PE

Programado para acontecer de 28 de abril a 1º de maio, o 1º Salão de Turismo do Vale do São Francisco foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (17), no Centro Cultural Cais do Sertão. O salão será realizado na orla de Petrolina, em uma estrutura de aproximadamente 5 mil m², com exposições, palestras, workshops, simpósios, espaço gastronômico, artesanato, rodadas de negócios e capacitações. 

Crescimento do turismo na região 

De acordo com o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, a iniciativa apresenta as potencialidades da região. 

“O Salão de Turismo do Vale chega para promover destinos do Sertão pernambucano, apresentando as potencialidades de uma região tão rica na cultura, turismo e gastronomia. Estamos apoiando o evento como forma de fomentar a cadeia turística do Vale do São Francisco, gerando negócios e divulgando o destino”, pontuou o secretário. 

Segundo Luciano Correia, um dos idealizadores do evento, o salão será uma oportunidade de fortalecimento do turismo na região. 

“O desenvolvimento do nosso turismo passa pela discussão de políticas públicas para capacitação profissional e o fortalecimento dos negócios locais. O potencial é gigantesco e o salão vai funcionar também como uma grande vitrine turística das cidades ribeirinhas do Velho Chico”, destacou. 

Para Gilberto Pires, também idealizador do evento, o incentivo ao turismo é o pontapé inicial para a retomada da economia. 

“A retomada do desenvolvimento econômico pós-pandemia passa pelo turismo. Com o impulsionamento do setor e com o investimento na nossa região, a economia se fortalecerá e todos os municípios da região sairão ganhando com esses investimentos que a gente espera alcançar. Vamos fazer um grande evento para impulsionar o turismo no Vale do São Francisco”, explicou. 

A iniciativa conta com a parceria de mais de 20 cidades de Pernambuco e da Bahia e, depois do lançamento na capital pernambucana, será lançada também em Salvador e em Aracaju.

Realizadores do evento

O evento tem como idealizadores a Cooperativa Mista de Profissionais, Produtores e Empreendedores Familiares do Submédio do São Francisco (Coopemvale) e a Agência de Turismo Rural, Enoturismo, Pedagógico e Criativo em Petrolina, no Vale do São Francisco (Criatur). 

A Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, por meio da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), o Governo do Estado da Bahia e mais de 20 prefeituras do Vale do São Francisco também participam da promoção do evento.