BASQUETE

Após 22 anos, casa dos Lakers mudará de nome em negócio de R$ 3,8 bi com empresa de criptomoedas

Acordo válido pelas próximas duas décadas é considerado o maior envolvendo naming rights no esporte

Adam Pantozzi / NBAE / Getty Images / Getty Images via AFP

 O famoso Staples Centers em Los Angeles, casa de Lakers e Clippers na NBA, vai mudar de nome após 22 anos e passará a se chamar Arena Crypto.com a partir do Natal. A empresa de criptomoedas comprou os "naming rights" - direitos sobre o nome - por US$ 700 milhões ou cerca de R$ 3,87 bilhões na atual cotação.

O negócio com a operadora AEG, proprietária do ginásio, será válido pelos próximos 20 anos. Segundo a imprensa norte-americana, possivelmente este será o acordo de naming rights mais caro no esporte.

A arena, cuja capacidade é de 20 mil lugares, é conhecida como Staples Center desde sua inauguração em 1999. O nome é uma referência à empresa norte-americana de material de escritório.

A mudança de nome é "reconhecer que essas tecnologias estarão na vanguarda do futuro da cultura, criatividade e entretenimento em Los Angeles", disseram os operadores do estádio em um comunicado nesta quarta-feira.

 

A estreia do novo logotipo está marcada para o 25 de dezembro, quando o Los Angeles Lakers receberá o Brooklyn Nets pela principal liga de basquete do mundo. O ginásio também já foi palco de cerimônias do Grammy, shows, três NBA All Star Games, além de ser casa do Los Angeles Kings, da NHL - a liga de nacional de hóquei no gelo.

O Staples Center ainda sediou os memoriais do cantor Michael Jackson e do ídolo do basquete Kobe Bryant, morto em um acidente de helicóptero. A viúva do astro, Vanessa Bryant, criticou a troca de nome após o anúncio. Em seu Instagram, ela publicou uma foto do Staples Center e escreveu: "Para sempre conhecida como a casa que Kobe construiu".

Fundada em 2016, a Crypto.com é uma plataforma de comércio e serviços envolvendo criptomoedas com sede em Cingapura. Desde o ano passado, a empresa vem investindo alto no meio esportivo, assinando acordos de patrocínio com a Fórmula 1, o UFC, a Série A italiana e o Paris Saint-Germain, dos craques Lionel Messi e Neymar.