Skate

Pâmela Rosa e Rayssa Leal disputam campeonato no Rio

Dupla participa do STU Open em dezembro, na Praça Duó, na Barra da Tijuca

Rayssa Leal, de 13 anos, conquistou a prata de skate em Tóquio - LIONEL BONAVENTURE / AFP

O Rio de Janeiro recebe entre os dias 1º e 5 de dezembro os principais nomes do skate nacional. Pâmela Rosa, Rayssa Leal, Pedro Barros, entre outros disputam a etapa carioca do STU Open, na Praça Duó, na Barra da Tijuca. Por causa da pandemia, o acesso do público será controlado e haverá cadastramento para a retirada de ingressos.

Além de Pâmela — que no último fim de semana venceu pela segunda vez o Mundial de skate street, em Jacksonville (EUA) —, e Rayssa Leal e Pedro Barros — medalhistas de prata nos Jogos de Tóquio —, o evento carioca também contará com a presença de outros skatistas que representaram o país no Japão, como Dora Varella, Pedro Quintas e Luiz Francisco.

Lucas Rabelo, que foi vice no Mundial de street, também participará da competição, ao lado de Rony Gomes e Luan Oliveira.

O STU Open também terá atletas estrangeiros. Dos Estados Unidos virão Alex Sorgente, Liam Pace, Trey Wood e Tom Schaar — que em 2012, aos 12 anos, foi o primeiro skatista a conseguir realizar um 1080°.

— É sempre um prazer estar no Brasil e competir perto do público. É motivo de muito orgulho poder participar do STU e estou indo com um sentimento de gratidão ao evento que sempre fez parte da minha vida. Espero me divertir e divertir a torcida brasileira também — disse Pâmela Rosa.

Para o campeonato, as pistas de street e o bowl da Praça Duó, onde será disputada a modalidade park, passaram por reformas. Elas foram ampliadas para se adequarem aos padrões internacionais, com um investimento de R$ 300 mil.

Para acompanhar o campeonato presencialmente será necessário um cadastro e retirar o ingresso, que é individual e para um único dia, na plataforma Sympla, a partir do dia 23. Também haverá transmissão on-line através do TikTok.