Fundaj e Casa Xambá: parceria perpetua tradições e saberes de vivências afrobrasileiras
Protocolo da parceria será assinado nesta sexta-feira 19), às 15h, na Sala Gilberto Freyre, campus Casa Forte
Tradições ancestrais da cultura afro-brasileira passam a integrar parceria firmada entre a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e a Casa Xambá, com protocolo de intenções que vai ser assinado nesta sexta-feira (19), às 15h, na Asla Gilberto Freyre, campus Casa Forte da Fundação.
A parceria, que será firmada na véspera do Dia da Consciência Negra, começa a ser efetivada com as primeiras oficinas, previstas ainda para este ano e com pelo menos 250 participantes cada uma delas.
Inicialmente serão realizadas duas oficinas: de percussão e de comidas de terreiro, ocasião em que os participantes vão aprender desde os passos de afinação e conhecimento das particularidades de cada atabaque, ensinamentos de toques para orixás diferentes e toque de alfaia do coco de Xambá.
Já na oficina gastronômica serão ensinados a preparação de pratos importantes para a vivência do terreiro, como o acarajé, a galinha no arroz de dendê e o omulucum.
Para Antonio Campos, presidente da Fundaj, a parceria “reforçando o comprometimento da instituição com a perpetuação dos saberes e fazeres do povo brasileiro em suas mais diversas pluralidades”. Ele completa afirmado que “São ações que abrem ainda mais as portas da Fundação para a cidade, ajudando também portas de outras organizações importantes, como a Casa Xambá, a se abrirem também”.
A assinatura da parceria contará com a presença de Pai Ivo e Tia Rosinha de Xambá, Antônio Campos, o diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte da Fundaj (Dimeca), Mario Helio, a coordenadora-geral do Museu do Homem do Nordeste (muhne), Fernanda Guimarães, e a coordenadora de Ações Educativas e Comunitárias do Muhne, Edna Silva, além de outros integrantes da Casa Xambá. Inicialmente, serão realizadas duas oficinas: de percussão e de comidas de terreiro.