Educação

Mega Aulão Recife: em 'estilo' ENEM, estudantes da Rede Municipal do Recife se preparam para provas

Alunos dos 5º e 9° anos participam da atividade com foco nas provas nacionais e de organizações federais

Secretária de educação realiza mega aulão para dois mil estudantes na concha acústica da UFPE. - Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco

Em prol do aprendizado e preparo dos estudantes para o ingresso nas redes de Escolas Técnicas do Estaduais (ETEs) e Instituições Federais, a Secretaria de Educação do Recife realizou, nesta quinta-feira (18), o Mega Aulão Recife, na Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para dois mil alunos da rede municipal de ensino. 

Além do preparo para os processos seletivos, o aulão reforçou as avaliações externas do Saeb e Saepe. A atividade, que foi dividida entre os turnos de manhã e tarde, a fim de evitar aglomerações, contou com a presença dos estudantes dos 5° e 9º anos do Ensino Fundamental. Este é o primeiro mega aulão realizado. 

“Dividimos em dois grupos: os estudantes dos 5° ano e 9° anos são aqueles que irão fazer as avaliações tanto nacionais quanto estaduais esse ano. Pela manhã, temos os estudantes de anos iniciais participando do aulão. Nosso grande objetivo é que eles possam resolver questões e ser um momento de aprendizado”, comenta o secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio.

“Temos mais de 200 escolas dos anos iniciais, são 320 unidades. Trouxemos grupos de apresentações de diversas escolas, e aqueles que não puderam estar conosco poderão acessar o aulão pela TV e também de forma ao vivo pelo YouTube, podendo assistir a qualquer momento”, complementa. 

De forma dinâmica, os alunos puderam tirar dúvidas e resolver questões de Língua Portuguesa e Matemática. A iniciativa é coordenada pelas secretarias-executivas de Gestão Pedagógica e Gestão de Rede. No momento do evento, foram distribuídos cadernos de questões, lanches, e, nos intervalos, contou com a presença de DJ e o humorista recifense Carlos Santos. 

“É gratificante ver o envolvimento da equipe e ver todos os professores, gestores e coordenadores empenhados na educação pública. Nosso grande objetivo é prestar uma educação pública de qualidade. Ficamos muito felizes de ter participado de todo o processo desde a construção, até a realização desta atividade. É um processo desafiador e inovador. É ver que todo esforço do nosso trabalho está transformando a vida de nossos alunos, porque a educação é a chave para o futuro”, relata a pedagoga Élida Lima.

Para o estudante do 5° ano, Silas Normando, o aulão é ‘impressionante’ por conta da reunião dos colegas de classe para a preparação das provas.

“Estou impressionado porque estamos no momento de pandemia e ver essa quantidade de alunos para quem estava restrito de tudo é bem impressionante. Nas salas, tentamos nos encontrar, mas o aulão está sendo bem divertido porque podemos nos apresentar e também nos preparar para as provas. Estou gostando bastante”, explica o aluno da rede municipal de Ensino.