DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

11ª Marcha da Capoeira para Zumbi dos Palmares de Pernambuco acontece neste sábado (20)

O evento, organizado pela Rede de Povos, Comunidades Tradicionais e Mestres da Capoeira, visa preservar a trajetória de luta contra o racismo e de defesa da cultura negra, através da valorização e visibilidade da capoeira

Marcha da capoeira no Bairro do Recife - Jose Britto/Folha de Pernambuco

Neste sábado (20), Dia da Consciência Negra, a Rede de Povos, Comunidades Tradicionais e Mestres da Capoeira e a Metraton Produções promovem a 11ª MARCHA DA CAPOEIRA PARA ZUMBI DOS PALMARES. A concentração será no Marco Zero, às 14h. Do local, a marcha segue, ao som de berimbaus, em direção ao monumento Zumbi dos Palmares no Pátio do Carmo, bairro de Santo Antônio.
 
Considerando a capoeira uma arte plural, dinâmica, ritualística, o objetivo de promover a educação do Patrimônio imaterial de Pernambuco através de ações afirmativas, visando preservar a trajetória de luta contra o racismo e de defesa da cultura negra. Tudo isso através da valorização e visibilidade, além de ampliação e fomentação das atividades em torno da capoeira. 
 
É sabido que a cultura popular pernambucana tem sido mantida em suas linhas essenciais, não correndo o risco de desaparecer; ao mesmo tempo, entre o tradicionalismo e experimentação têm trazido frutos importantes considerando a divulgação cultural dessas manifestações, cuja maior limitação é a expansão da arte referente aos saberes, celebrações, formas de expressão e/ou lugares e iniciativas. 
 
A extensão do impacto da pandemia ainda não consegue ser calculada, porém, já é possível dizer sem medo de errar quais grupos sociais foram os mais impactados A covid-19 acentuou as desigualdades raciais e sociais no Brasil, ir às ruas, nessa data histórica, é fundamental.