Música

Palco Virtual do Itaú Cultural apresenta Karina Buhr, Duo Renato Braz e Proveta e Reynaldo Bessa

A grade musical on-line traz três dias, de sexta-feira (26) a domingo (28), com shows intimistas.

Karina Buhr - Helia Scheppa / Divulgação

A série Palco Virtual do Itaú Cultural conclui a programação musical do mês com a transmissão de mais três shows ao vivo e on-line, entre os dias 26 e 28 de novembro (sexta-feira a sábado às 20h e domingo às 19h). A cantora e compositora recifense Karina Buhr é u8ma das atrações do evento, no sábado (27), quando levará ao público músicas autorais inéditas e algumas do repertório de seus discos solo.

Antes, na sexta-feira (26), o vocalista e violonista Renato Braz e o clarinetista Nailor Proveta se juntam para uma apresentação especial em homenagem ao compositor baiano João Gilberto. Para encerrar a programação, no domingo (28), o compositor Reynaldo Bessa mostra, pela primeira vez, seu novo álbum autoral com releitura de sucesso de Belchior.

As apresentações acontecem via Zoom e contam com libras. Os ingressos são gratuitos e já podem ser reservados pela plataforma Sympla – confira o link em no site do Itaú Cultural. Na semana seguinte, a programação apresenta a cantora Wanderléa, a banda Charme Chulo e o grupo Pastoras do Rosário.

Palco Virtual

Sexta-feira (26)

Para o show que apresentam na sexta-feira, Braz convidou Proveta para executar interpretações autorais dentro da obra de João Gilberto, tanto de canções como de temas instrumentais. Fãs declarados do homenageado, eles interpretam músicas como Eu Vim da Bahia, Caminhos Cruzados e Pra que Discutir com Madame, além da canção italiana Estate. 

Esta apresentação dá continuidade ao tributo à musicalidade do baiano de Juazeiro, iniciado no dia anterior, dia 25 – também às 20h e on-line –, com o debate Amoroso, uma biografia de João Gilberto por Zuza Homem de Mello. A atividade marca o lançamento oficial do livro de mesmo nome dedicado ao rei da bossa nova. Mediado pela jornalista Patrícia Palumbo, o evento conta com a participação da cantora Anelis Assumpção, do jornalista cultural Juarez Fonseca, do intérprete Marcelo Pretto e do compositor e pesquisador musical Sérgio Molina. 

A atividade também acontece via zoom e os ingressos, gratuitos, estão disponíveis na plataforma Sympla. Saiba mais sobre o evento.

Sábado (27)
Karina Buhr faz o show Voz e Tambor, no sábado, com canções inéditas de arranjos alternativos, focados na voz e na percussão, e revisita o seu repertório. No palco, a artista baiana radicada em Recife canta e toca instrumentos como ilú, alfaia, pandeiro, xequerê e ganzá, e passeia por ritmos que vão do baião ao punk rock.

O guitarrista Regis Damasceno acompanha Karina no show, que mostra, ainda, os sucessos do disco Desmanche, de 2019. O MC Max B.O é o convidado para participação especial. Além de cantar a música Filme de Terror, obra realizada em parceria com a cantora, ele prepara um momento especial com seu  freestyle.

Domingo (28)
Encerrando a programação no domingo, o compositor Reynaldo Bessa marca seu retorno aos palcos com a apresentação do seu novo disco, O futuro que me alcance. Gravado este ano, é o mais recente álbum solo do artista potiguar que, na última década e meia, se dedicou intensamente à literatura. Depois de publicar oito livros, entre poesias, contos e romances, e de conquistar o prestigiado prêmio Jabuti pelo livro Outros barulhos – poemas, em 2009, Bessa partiu para a produção de seu sétimo disco.

No palco Virtual, ele mostra pela primeira vez sua nova obra, cujas canções seguem fiéis ao seu tradicional ritmo da música popular brasileira. Destaque para Plural, feita em parceria com o compositor Paulo Cesar de Carvalho, e a releitura original de Na hora do almoço, de Belchior.

Próximos shows
A programação musical do Palco Virtual volta na semana seguinte, abrindo o mês de dezembro com mais três shows ao vivo. No dia 3, a banda paranaense Charme Chulo, conhecida por mesclar o ritmo caipira com o rock‘n roll, toca na íntegra as músicas do disco recém-lançado O negócio é o seguinte.

No dia seguinte, a cantora Wanderléa apresenta suas releituras impecáveis dos discos Mais que a Paixão, de 1972, e Maravilhosa, de 1978. No repertório, destaque para as canções Antes que o mundo acabe, composição de Roberto e Erasmo Carlos, e Back in Bahia, de Gilberto Gil.

Pastoras do Rosário, grupo formado por mulheres e em sua maioria sexagenárias, fecha a programação no domingo com suas canções, que revelam a experiência de envelhecer e desabrochar em afeto, resistência e amor. Inspirado por suas raízes africanas, com influência das congadas e sambas de roda, o repertório conta com releituras de obras de Carolina Maria de Jesus e Dona Ivone Lara.

Sobre os artistas 
Karina Buhr nasceu em Salvador, mas se mudou aos oito anos para Recife, cidade natal de sua mãe, Lá, viveu intensamente a ebulição musical da cidade desde o começo dos anos de 1990, cantando e tocando percussão em vários grupos de maracatus. Em 2010 lançou seu primeiro disco solo Eu Menti pra Você. No ano seguinte, lançou o disco Longe de Onde, e, em 2015, o álbum Selvática. Seu último trabalho Desmanche (2019) foi eleito um dos 25 melhores álbuns brasileiros dopela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e figurou entre os Top 10 disco e músicas, da revista Rolling Stone.

Nailor Proveta tem mais de 30 anos de carreira e é figura de destaque no cenário da música instrumental brasileira. Integrante e fundador da Banda Mantiqueira, compositor e arranjador, além de instrumentista, esteve envolvido em diversos projetos musicais das últimas décadas. É um dos clarinetistas mais requisitados do país, mas tem com o saxofone um caso de amor, aliado a uma pesquisa minuciosa dos timbres e sonoridades dessa família de instrumentos.

Renato Braz é cantor, violonista e percussionista. Tem 13 discos gravados e já foi indicado para o Prêmio Sharp de Música Brasileira, em 1996, e venceu o Prêmio Visa de Música Brasileira – Edição Vocal, em 2002.

Reynaldo Bessa é músico, escritor, poeta, e professor, natural de Mossoró, Rio Grande do Norte. Com seis discos lançados, ele conquistou parcerias com grandes nomes da música brasileira, destaque para a música Por Amor, composta por ele e Zé Rodrix, gravada pelo grupo IRA! no acústico MTV do grupo. Bessa teve também sua canção Devastador gravada pela cantora Rita Benneditto. No início de 2009, ele lançou seu primeiro livro de poemas Outros Barulhos – Poemas, vencendo o Prêmio Jabuti 2009 na categoria Poesia.

SERVIÇO:

Palco Virtual do Itaú Cultural

Debate - Amoroso, uma biografia de João Gilberto por Zuza Homem de Mello
Dia 25 de novembro (quinta-feira), às 20h.
Classificação indicativa: livre
Duração: 90 minutos
Em plataforma Sympla/Zoom
Capacidade: 270 ingressos 

Reserva de ingressos pela plataforma Sympla, 15 dias antes do evento.

Mais informações no site do Itaú Cultural.

Duo Renato Braz e Nailor Proveta
Dia 26 de novembro (sexta-feira), às 20h.
Classificação indicativa: livre
Duração: 60 minutos
Em plataforma Sympla/Zoom
Capacidade: 270 ingressos 

Reserva de ingressos pela plataforma Sympla

Karina Buhr
Dia 27 de novembro (sábado), às 20h.
Duração: 60 minutos
Em plataforma Sympla/Zoom
Capacidade: 270 ingressos 

Reserva de ingressos pela plataforma Sympla

Reynaldo Bessa
Dia 28 de novembro (domingo), às 19h.
Classificação indicativa: livre
Duração: 60 minutos
Em plataforma Sympla/Zoom
Capacidade: 270 ingressos Reserva de ingressos pela plataforma Sympla