Futebol

Hélio lamenta saída de Vinícius e diz que zagueiro Yago vai se aposentar

Atacante se despediu do clube após o jogo contra o Avaí; defensor, que conviveu com uma série de lesões nos últimos anos, não irá mais jogar futebol

Hélio dos Anjos - Tiago Caldas/CNC

A derrota por 2x1 para o Avaí, nos Aflitos, pela penúltima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro 2021, passou longe de ser a notícia que mais deixou os alvirrubros tristes. Após a partida, o atacante Vinícius confirmou que está de saída do clube. Tudo indica que seu próximo clube será o Bahia, atualmente na Série A, mas que briga na reta final do ano para evitar o rebaixamento à Segundona. Despedida que o técnico Hélio dos Anjos lamentou, indicando ainda que a tendência é o Timbu perder mais peças para 2022.

“Estou muito preocupado com o início de temporada porque frisei que a tendência é termos mais problemas na formação de elenco. Estamos sujeitos a perder mais jogadores. Vinícius já se despediu do grupo porque eu já tinha passado para ele que não o levaria no último jogo (contra o Cruzeiro, quinta-feira). Ele é um jogador de altíssimo nível técnico. Nos ajudou em todos os sentidos. Como jogador, companheiro, líder, de comportamento exemplar. Merece ter um contrato bom, alto. Ele sabe o quanto o Náutico foi importante, mas você não tem como criar outra situação, na idade dele, com um contrato de dois anos com um clube que está em uma situação a definir na Primeira Divisão”, disse.

“Teremos mais problemas na formação do grupo. A base vai ficar menor em número de atletas que foram importantes para nós. “Se formos comparar o início deste ano ano e o início do próximo, vamos entrar sem Vinícius (saída), Kieza e Caio (em recuperação de lesão). São perdas que lamentamos muito. Na minha visão, a base do Náutico para 2022 será um pouco mais frágil por conta do tempo de trabalho. A busca de qualidade vai acontecer, mas tem a questão do modelo de jogo, adaptação ao clube, cidade, companheiros...temos de nos preparar para muitas dificuldades”, completou.

Aposentadoria

Questionado sobre o desempenho defensivo do Náutico, Hélio confirmou que o clube já está em busca de reforçar o setor. Principalmente por conta da aposentadoria do zagueiro Yago, de 29 anos. Parada precoce provocada por uma série de lesões sofridas nos últimos anos. 

“Vamos recompor o setor defensivo. Estamos com algumas situações bem definidas neste aspecto. Já perdemos Yago, que não vai mais jogar futebol. Sofreu muito na temporada, após as contusões. Ficamos tristes em ver um jogador de 20 e pouco anos de idade tendo dificuldade de jogar em alto nível. Precisamos, naturalmente, recompor. Essa questão parte também da caracterização dos jogadores ofensivos, ajudando no sentido de marcação, linha baixa. Teremos reposição em todos os setores”, declarou.

Diante do Cruzeiro, na quinta (25), o Náutico fará sua despedida da Série B. Além de Matheus Jesus, suspenso pelo terceiro amarelo, Hélio confirmou que vai liberar o zagueiro Camutanga, o meia Jean Carlos e o atacante Vinícius do jogo.