Xingamento

General Heleno critica defesa de Ortega: 'Por que não te calas?'

Em sua conta no Twitter, o general escreveu que o petista "debocha da inteligência da população e do regime democrático"

General Heleno - EVARISTO SA / AFP

O chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General Heleno, publicou uma crítica à entrevista do ex-presidente Lula ao El País. Em sua conta no Twitter, o general escreveu que o petista “debocha da inteligência da população e do regime democrático”. A publicação foi feita na manhã desta terça-feira (23).

Em entrevista divulgada no último sábado (20), o ex-presidente disse que era contra uma nova candidatura de Daniel Ortega, na Nicarágua, mas questionou “por que Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder, e Daniel Ortega não?”. Lula acrescentou que não pode julgar o que aconteceu na Nicarágua. “Eu fui preso no Brasil. Não sei o que essas pessoas fizeram”, disse. Em resposta, General Heleno declarou que o petista “compara o ditador Ortega com Angela Merkel”.
 

Heleno, entretanto, não menciona a resposta de Lula ao rebater a aspa de Lula e afirmar que Merkel, diferentemente de Ortega, não prendeu seus opositores. "Se o Daniel Ortega prendeu a oposição, como fizeram comigo no Brasil, ele estará totalmente errado", disse o ex-presidente.

A frase “por que não te calas”, citada por Heleno, foi dita pelo rei João Carlos I da Espanha ao então presidente Venezuelano Hugo Chávez durante a XVII Conferência Ibero-Americana de 2007, em Santiago, no Chile.