Herói

HQ resgata história de prático que evitou desastre no Recife

Em 1985, Nelcy da Silva Campos rebocou um navio petroleiro em chamas, evitando a destruição do porto do Recife e sua vizinhança

Glaydson Gomes assina a HQ "Nelcy Campos, Herói Brasileiro" - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

As imediações do centro histórico do Recife já quase foram destruídas em um desastre semelhante ao que atingiu a cidade de Beirute, no Líbano, no ano passado, se não fosse o ato de bravura de um pernambucano. No dia 12 de maio de 1985, o prático Nelcy da Silva Campos conseguiu rebocar um navio petroleiro em chamas para alto mar, evitando uma catástrofe.

Mais de 30 anos após o incidente, o feito heróico ainda é desconhecido por muitos. Para dar maior visibilidade a esse episódio marcante da nossa história é que foi criada a revista em quadrinhos “Nelcy Campos, Herói Brasileiro”. Com roteiro e ilustrações de Glaydson Gomes, a HQ foi lançada na manhã de ontem, em um evento no Museu Militar do Forte do Brum.

Glaydson foi convidado por familiares de Nelcy - que faleceu em 1990, aos 59 anos - para assinar a revista. Acostumado a criar personagens fictícios, o artista viu como um desafio a possibilidade de retratar uma narrativa real nos quadrinhos. Durante um ano, ele trabalhou na elaboração da obra. "Tentei mostrar como tudo aconteceu de uma forma rápida, sem fantasiar nada. Me preocupei em fazer uma pesquisa visual, além de histórica, para que o que foi desenhado reproduzisse com fidelidade a época", contou.

Segundo o filho do prático, Nelcy Campos Filho, o objetivo da HQ é levar para as novas gerações a história do seu pai. “É importante que chegue ao conhecimento dos mais jovens a existência de um herói real, que viveu entre nós e salvou o porto da nossa cidade”, pontuou. Os interessados em adquirir o livreto podem entrar em contato com o artista em sua página no Instagram.