Náutico contrata empresa de consultoria para combater e prevenir assédio no clube
O primeiro passo desta consultoria será a intervenção de treinamentos e ajustes no código de ética junto à liderança do Timbu
O Clube Náutico Capibaribe firmou, nesta quarta-feira (24), uma parceria que visa combater o assédio sexual nas dependências do clube e na torcida. O Timbu contratou a Women Friendly, empresa especializada em treinamentos, canais de apoio e consultoria para prevenir e combater o assédio ou qualquer outra importunação sofrida por mulheres em organizações e entidades. O objetivo é desenvolver um plano de ações integradas que permitam o clube receber a certificação anual da Women Friendly de boas práticas no combate ao assédio.
O primeiro passo será a intervenção de treinamentos e ajustes no código de ética junto à liderança do Clube e, em seguida, a liderados para que todos saibam identificar comportamentos assediadores e intervenham prontamente. Em seguida, vai-se instalar um canal de denúncias e acolhimento com o objetivo de identificar casos de assédio ocorridos nas dependências do Náutico, seja em partidas nos Aflitos ou no dia-a-dia do clube. Será uma ouvidoria independente, coordenada e executada externamente ao clube, sem envolvimento de diretoria e outros membros da equipe, com o objetivo proporcionar a maior isonomia possível em todo o processo.
Um dos principais objetivos deste acordo entre Women Friendly e Náutico será ajudar na segurança de funcionárias, torcedoras ou qualquer outra mulher que faça uso das dependências do Náutico na prevenção ao assédio sexual. Isso será feito através da criação de processos que ajudem a educar e identificar e punir casos de assédio que possam vir a surgir.
Este é apenas o primeiro passo para a construção de um clube plural e seguro para todas e todos. O Náutico entende que apenas com ações práticas este cenário de insegurança pode ser revisto. As ações começam nos próximos dias e irão perdurar ao longo de 2022. Ao final do processo, após cumprir todas as orientações e objetivos, o clube receberá o selo de empresa amiga da mulher.