Música

Novo álbum de Rapha Moraes tem participações de Bruna Caram, Fernando Anitelli e Micaela Vita

A primeira parte do disco "presença" chega nesta sexta-feira (3) nas plataformas de streaming junto com um filme, que costura a história de todas as músicas

Rapha Moraes - Divulgação

Reflexões pessoais sobre os âmbitos material, social e emocional durante a pandemia motivou o cantor e compositor Rapha Moraes a criar as canções do seu novo álbum,“Presença”, que foi produzido em sua casa. O álbum conta com participações de Seba Prada (cantautor uruguaio); Bruna Caram (cantora e atriz); Micaela Vita (cantora argentina dos grupos Duratiera e Triângula); Fernando Anitelli (O Teatro Mágico) e Ana Caixado (cantora portuguesa de Fado).

A primeira parte do disco chega na próxima sexta (3) nas plataformas de streaming junto com um filme, que costura a história de todas as músicas. 

Neste primeiro momento, Rapha apresenta quatro faixas inéditas: Saudade; Cadê você? (feat. Micaela Vita); Leveza de Ser (feat. Bruna Caram) e Gigante. Essas músicas receberam os arranjos de cordas de João Egashira, que é o atual diretor da orquestra à base de cordas de Curitiba, através do apoio da Fundação Cultural de Curitiba.

As participações trazem conexões pessoais e artísticas que revelam muito da influência de Rapha e sua relação com a cultura e música latina, portuguesa e brasileira, trazendo mais pluralidade ao álbum.

Passeando entre a nova mpb, pop, eletrônico e lo-fi, o disco traz a estética do cantautor, com o foco nas canções sendo potencializadas pelos arranjos. A maior parte do álbum foi gravado dentro do próprio Home studio de Rapha, que também assina a produção musical em parceria com Bruno Giorgi, responsável pela pós produção, trazendo uma estética moderna, além da mixagem e masterização.

"Esse álbum vem da reflexão sobre a constante busca dos momentos que fazem valer a vida e isso também está conectado com as relações entre as pessoas. E ter um disco pandêmico feito com tantos encontros, mesmo a distância, é algo especial”, disse Rapha.

A segunda parte do álbum tem previsão de ser lançada ainda no primeiro semestre de 2022. Mas, os spoilers podem ser assistidos no filme Presença, que apresenta uma costura de todas as canções e conta com a performance da atriz Juzinha Caldas, além da aparição de todas as participações musicais do álbum e de trechos de videoclipes com atores como Luis Melo.

Sobre o Filme
Em pouco mais de 05 minutos, Rapha Moraes introduz as 4 primeiras faixas do disco, que contém imagens de videoclipes que serão lançados futuramente. Para atuar, nomes como Juzinha Caldas e Luís Melo trouxeram novas formas de interpretar os sentimentos das canções. A escolha deles para além da admiração, também veio pela conexão e relação pessoal e profissional.

"Trabalhar com atores deste nível faz uma diferença gigantesca para esse trabalho. O Luís Melo já é um parceiro meu. Ele tem um lugar no Paraná chamado Campo das Artes, espaço dedicado às artes, onde nos conhecemos e já desenvolvemos outros trabalhos juntos", explicou.

Assista:
 


O artista
Rapha Moraes se faz presente na cena musical curitibana desde os anos 2000, tendo feito parte de bandas como Poléxia, Nuvens e mais recentemente com seu trabalho solo Rapha Moraes. Entre todos esses projetos já lançou 6 álbuns, um DVD e recebeu prêmios como segundo lugar na categoria indie rock no Prêmio Claro de Música pelo álbum O Avesso (Poléxia) em 2005 e também segundo lugar com o álbum La Buena Onda (Rapha Moraes) no Prêmio Saraiva Musical 2017.

Em 2019 Rapha Moraes lançou seu novo álbum intitulado "OA", que rendeu 8 videoclipes lançados e dois shows com lotação máxima realizados em agosto de 2019. Entre 2020 e 2021 Rapha produziu em casa o seu novo álbum “Presença”, que conta com participações gravadas a distância durante o isolamento social. As 4 primeiras faixas serão lançadas dia 3 de dezembro e o restando álbum virá em 2022.