Em 2017, Sport garantiu a permanência ao vencer últimas três partidas; relembre a arrancada
O Leão ainda contou com resultados favoráveis dos adversários na luta contra o rebaixamento para a Série B
Em 2017, o Sport vivia uma situação delicada no Campeonato Brasileiro. Restando três partidas a serem disputadas, o Leão era o 18° colocado da Série A, com 36 pontos, e disputava a luta contra o rebaixamento com Coritiba (43), Fluminense (43), Vitória (39), Ponte Preta (39), Avaí (36) e Atlético-GO (33). Após vencer os três jogos restantes e contar com o tropeço de concorrentes, a permanência na Primeira Divisão foi assegurada.
Naquele ano, o time encerrou a 35ª rodada sofrendo um golpe duro. Os rubro-negros foram goleados pelo Palmeiras, por 5x1, no Allianz Parque, e viram seus concorrentes pontuarem. Das equipes que estavam atrás do Leão, o lanterna Atlético-GO venceu e ficou a três pontos de distância, enquanto o Avaí empatou e igualou a pontuação. À sua frente, a Ponte Preta venceu e abriu três pontos de diferença, o Vitória perdeu e Fluminense e Coritiba venceram, abrindo sete pontos de vantagem.
Fragilizado e em seu momento mais ameaçado na temporada, o Sport tinha que vencer Bahia, Fluminense, o campeão Corinthians e torcer contra seus adversários. E assim fez. Recebeu o Bahia na Ilha do Retiro e venceu por 1x0, com gol do meia Marquinhos, chegando aos 39 pontos. Nas outras partidas da 36ª rodada, Fluminense (46) venceu a Ponte (39) e se safou do rebaixamento, o Avaí (39) venceu, Vitória (40) e Atlético (34) empataram e o Coritiba (43) perdeu.
Longe do Recife, o Sport foi até o Rio de Janeiro para buscar mais três pontos diante de um Fluminense já sem pretensões no campeonato. Abriu 2x0 aos 23 minutos de jogo no Maracanã, com dois gols de André, e viu os mandantes diminuírem ainda no primeiro tempo. No último lance da partida, o tricolor carioca ainda acertou uma bola no travessão de Magrão, que tirou com os olhos. Já entre os concorrentes, Vitória (43) e Avaí (42) venceram, Coritiba (43) e Ponte (39) perderam e o Atlético (35) foi rebaixado após empatar.
Para a rodada decisiva, o Leão recebeu o já campeão Corinthians, que havia mandado uma equipe mista para o Recife. Após um primeiro tempo tenso, André marcou o gol da vitória rubro-negra aos 17 minutos da segunda etapa, fazendo com que a equipe chegasse aos 45 pontos. Ainda assim, era necessário que Coritiba ou Vitória não vencessem. Os paranaenses perderam por 2x1 para a Chapecoense, enquanto os baianos perderam para o Flamengo pelo mesmo placar.