Negócios

Bessie Beauty Club inicia operações com primeiras unidades no Recife

Grupo de investidoras liderado por Bia Gueiros lança rede de franquias de serviços de beleza express. A marca inicia as operações com lojas no Riomar e Shopping Recife e continua o processo de expansão em 2022

Bia Gueiros e sua filha Eduarda, da Bessie Beauty Club - Diogo Goes/Alabama Films

Um estudo da empresa global de educação, Person, chamado de Global Learner Survey 2021 aponta que parte das mulheres brasileiras aproveitam o tempo com a pandemia da Covid-19 para reavaliar suas vidas, principalmente as carreiras. O número de mulheres da Geração Z (entre 14 e 24 anos) que se enquadram nessa mudança é de 86%, enquanto nas Millenials (entre 25 e 40 anos), a intenção de mudança é de 84%, 79% para as Geração X (40 a 60 anos) e 89% para as Baby Boomers (nascidas entre as décadas de 60 e 70).

Um exemplo de mudança profissional pode ser ilustrado pela história de Bia Gueiros que, estimulada pela parceria com a filha Eduarda, começou a vislumbrar novos horizontes.  Foi no período de reclusão que a dupla foi encorajada a estruturar as ideias e expandir os negócios, explorando outros nichos e apostando em uma nova marca. Uniram a intuição aos estudos de mercado, com o desejo de inovar com o poder da tomada de decisões. 

O embrião começou a ganhar vida em plena pandemia e mais de um ano se passou para que a formatação do negócio fosse finalizada. Ainda este mês, nasce a primeira unidade do Bessie Beauty Club, no Riomar Shopping. A segunda unidade também já está a caminho e já tem ponto definido no Shopping Recife. No processo de estruturação do negócio e de abertura das duas primeiras lojas foram investidos R$ 2 milhões.

O desafio de oferecer um menu completo de serviços de beleza concentrados em um único local norteou todo o conceito da marca. “É fácil encontrar bons serviços específicos como manicure, pedicure, escovista e maquiagem, mas sempre descentralizados”, explica Bia. “Não conheço uma marca com expertise em praticar uma jornada completa de beleza, com o mesmo padrão de excelência, agilidade e boa dinâmica, com todos os passos em um único endereço” completa Eduarda. 

O Bessie Beauty Club vai disponibilizar cuidados e tratamentos com cabelo, unhas, design de sobrancelhas, penteados e maquiagem. A fidelização é uma das metas do negócio, que vai atrair assiduidade com a padronização dos serviços de excelência, além de facilidades e promoções pensadas para retribuir a preferência das clientes. 

Modelo de franquias
Para estruturar o modelo de franquia, as desenvolvedoras contaram com a consultoria da Praxis Business, uma das referências de estruturação de redes. A expectativa é que até o fim de 2022 o Bessie Beauty Club tenha pelo menos 12 unidades em todo o Brasil. A expansão vai começar por Pernambuco, onde já estão previstos outros pontos na Zona Norte e na Região Metropolitana.

O nome Bessie significa “Dama da Tarde”, e, por uma feliz coincidência também era o apelido da avó de Bia e bisavó de Duda. “As memórias que guardamos da nossa Bessie ilustram bem o que vamos oferecer às nossas clientes: beleza com muita qualidade, praticidade e nada de sacrifícios de tempo e dinheiro”, resume Bia. “A Bessie valoriza os rituais de autocuidado e a elegância. Achamos que as mulheres merecem rotinas prazerosas para se sentirem bem e confiantes, sem o stress da demora ou deslocamento”. O layout da loja combina estilo, funcionalidade e conforto e tem assinatura do escritório Line Arquitetas. 

Também houve investimento em tecnologia, como a customização de aplicativo e plataforma digital, onde será possível ter vantagens através da fidelização, além de facilitar a jornada de compras, agendamento e até pagamento online.