Coronavírus

DF investiga possível caso de infecção da variante Ômicron

O comunicado foi feito na tarde desta terça-feira (30) por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Distrito Federal

Testagem da Covid-19 - Rafeal Furtado/Folha de Pernambuco

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que está monitorando um viajante procedente da África do Sul que desembarcou em Guarulhos no dia 27 de novembro e teve Brasília como destino final.

Com a chegada do passageiro em Brasília, a organização local de saúde realizou teste  para Sars-Cov-2, que teve resultado positivo. O comunicado foi feito na tarde desta terça-feira (30) por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Distrito Federal (Cievs-DF).

Segundo informações oficiais, o voo é o mesmo em que estava o outro caso confirmado de Covid-19 identificado em São Paulo. A Cievs-DF também esclareceu que o viajante realizou teste para Sars-Cov-2 um dia após pousar no Brasil. O exame foi feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF) e teve resultado positivo.
 

“O Lacen-DF já iniciou as análises para sequenciamento genético da amostra, com o objetivo de verificar se trata-se da variante Ômicron. O prazo para conclusão do exame é de quatro dias. O Cievs-DF permanece monitorando o caso”, declarou a Cievs-DF em nota oficial.

A nota também diz que o viajante é “um homem, da faixa etária entre 40 e 49 anos, que recebeu 3 doses de vacina. O caso permanece assintomático e o viajante está em isolamento domiciliar desde a chegada à capital”. Além disso, esclarece que “até o momento não há caso confirmado de infecção por covid-19 com a variante Ômicron no Distrito Federal”.