Prefeitura do Recife promove palestras e ações de testagem no mês de enfrentamento à Aids
A Secretaria Estadual de Saúde e ONG "Gestos" também promovem ações de conscientização durante o Dezembro Vermelho
A Prefeitura do Recife (PCR) deu início, na quarta-feira (1º), Dia Mundial de Enfrentamento à Aids, às atividades de conscientização que seguirão durante todo o mês de dezembro, que é dedicado ao tema.
Com palestras, intervenções culturais e ações de testagem, a prefeitura busca trazer atenção para a prevenção da doença e desconstruir preconceitos.
De acordo com o coordenador da Política de Prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis do Recife, Airles Ribeiro, a campanha vem para quebrar a exclusão sofrida por muitos.
“No Dia Mundial ao Combate à Aids, a prefeitura lança a campanha ‘Viver Positivo é possível’, destinada à quebra do estigma com a população que vive e convive com o HIV. Ainda esbarramos com o preconceito, a discriminação, a punição. Então a tentativa da campanha é normalizar pessoas que vivem com o HIV e trazer solidariedade”, declarou.
Por toda a cidade, as mais de 150 unidades de saúde promoverão ações educativas e de testagem, com a intenção de quebrar preconceitos sofridos por pessoas que convivem com o vírus da Aids. Buscando diálogos, as atividades da prefeitura têm como foco a orientação e acolhimento para os pacientes e suas famílias.
Com o foco nos jovens, a gestão municipal passa a oferecer o serviço de atendimento às crianças e adolescentes menores de 18 anos expostas ao vírus do HIV. As consultas acontecem de segunda à sexta, das 08h às 17h, no SAE da Policlínica Gouveia de Barros, localizada no bairro da Boa Vista, área central do Recife.
Para abrir o calendário do mês, uma árvore foi plantada em frente a essa mesma policlínica, onde se localiza o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Serviço de Atenção Especializado (SAE) para pessoas com Aids. A ação foi uma homenagem à descoberta do primeiro caso da doença no mundo.
Somando esforços
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) também atendeu, nessa quarta-feira, de forma gratuita, pessoas que desejavam realizar testes de HIV e hepatites B e C no bairro de Prazeres, Jaboatão dos Guararapes.
De acordo com a gerente do Programa Estadual de IST/Aids/Hepatites Virais da SES-PE, Camila Dantas é muito importante realizar a testagem.
“Nesse dia Mundial da Luta Contra a Aids, queremos reforçar com a população a importância de fazer o exame, garantindo uma detecção precoce e o tratamento adequado para cada tipo de doença, possibilitando a quebra da cadeia de transmissão.”, afirmou.
A secretaria criou também o lema “#PrevençãoSemPreconceito”, para estimular a criação de um ambiente sem discriminação.
Sobre a necessidade de um ambiente respeitoso, Camila adicionou que: “Quando falamos do preconceito contra o HIV/Aids, trazemos uma bagagem de outros preconceitos que são associados às pessoas que vivem com o vírus. Desestigmatizar essas pessoas é uma estrada na qual seguimos caminhando. Por isso, nossa missão nas ações de testagem, para além do diagnostico, está em informar sobre a infecção e traçar um plano de prevenção que se adeque às diversas formas de dar e sentir prazer, construindo junto com o usuário a melhor maneira para que suas relações sexuais sejam mais seguras”.
Somente neste ano, 527 casos de Aids foram confirmados e 396 mortes pela doença foram registrados no Estado até o mês de novembro.
ONG Gestos
A Gestos é uma organização não governamental que atua na manutenção dos Direitos Humanos das pessoas com HIV e Aids. No mês de enfrentamento à doença.
Seu calendário de eventos que conta com ações de testagem e eventos de conscientização foi divulgado:
Quarta-feira (1º):
Debate: “Ativismo no Brasil fundamental na construção da resposta brasileira”, transmissão ao vivo pelo canal Agências de notícias da Aids, no YouTube.
Plantão de Prevenção: Rua Barra do Riachão, nº14, Santa Luzia, das 14h ás 16h30.
Tuitaço #DiaMundialdaAIDS: No canal oficial @gestospe, das 15h ás 16h.
Sexta-feira (3):
Plantão de Prevenção: Rua Mário Albuquerque Cavalcante, Santo Amaro, das 14h às 16h30
Palestra “Prevenção e Dezembro Vermelho” em parceria com a UFRPE: Transmissão ao vivo pelo canal de YouTube da UFRPE.
Lançamento do Podcast “Gestos no Mundo”: Disponível no Spotify e YouTube
Segunda-feira (6):
Plantão de Prevenção: Parceria entre Gestos e ONG Adolescer. Rua Búzios, nº30, Roda de Fogo, das 14h às 16h30