Saúde

Saiba como amenizar os efeitos do inchaço no corpo provocado pela retenção de líquido

Inchaço nas mãos e nas pernas pode indicar uma rotina de maus hábitos, que começa pela alimentação equivocada

Hidratação é atitude essencial para o organismo eliminar os líquidos corporais - Divulgação

Eis que, da noite para o dia, você acorda com os pés inchados, a barriga mais arredondada e as mãos que, ao apertá-las, deixa visível a marca dos dedos no local. Esse inchaço, generalizado ou não, indica uma retenção de líquido capaz de causar incômodos que não ficam só na aparência, mas no alerta de que algo não vai bem com a saúde. É hora de rever a rotina, com olhar mais atento para a alimentação.
 



A base do problema

Mas antes, vale entender, de maneira bem objetiva, que essa retenção acontece quando o organismo não consegue eliminar todo o excesso de água, fazendo com que os líquidos se acumulem pelo corpo. Isso não quer dizer que a pessoa engordou rapidamente e, sim, que está com um peso extra sendo indicado na balança.

De maneira frequente, as mulheres são as que mais sofrem com o problema, por conta das oscilações hormonais, principalmente durante a menopausa, o período pré-menstrual e durante a gestação. Ainda assim, por mais inofensivo que pareça, os profissionais de saúde são unânimes ao alertar que o inchaço prolongado também pode significar problemas com fígado e rins ou mesmo por conta do uso de alguns medicamentos, associados à má alimentação e sedentarismo

Cardápio equilibrado

Segundo a nutricionista Rayssa Moraes, a primeira atitude a ser tomada é evitar produtos com alto teor de sódio - presente também no sal. “Isso inclui alimentos salgados, industrializados e carboidratos refinados, como pães, bolos, doces e massas, além de embutidos e refrigerantes” alerta.

Fora isso, é imprescindível uma melhor ingestão de água. Algo em torno de dois litros por dia. “Esse consumo, aliado a alimentos ricos em magnésio, potássio e vitamina B6, ajudarão a aumentar o fluxo de urina, eliminar toxinas e renovar esses líquidos corporais, diminuindo o inchaço. O magnésio está no brócolis, no espinafre, na rúcula e nas sementes de abóbora. Já o magnésio está no abacate, na banana, na batata-doce, no jerimum, no espinafre e na água de coco. Enquanto os ricos em vitamina B6 são nozes e batatas”, completa a especialista. Também vale aumentar o consumo de frutas líquidas, a exemplo da melancia e do melão.

Já para a nutricionista Nathi Loyola, da  Loyola Concept — Nutrição e Saúde, alguns chás podem acelerar o processo de desinchaço. “Cavalinha tem ação diurética e digestiva, ela é muito indicada para quem tem ansiedade. Já o chá verde, tem a função de antioxidante, auxilia no metabolismo, ajudando na saciedade. A folha de louro tem ação anti-inflamatória e digestiva, enquanto a casca do abacaxi tem ação diurética e é rica em vitamina C. O dente de leão também é diurético e ajuda na desintoxicação do organismo. O gengibre possui ação termogênica e é digestivo”, sugere.

 

Serviço:

Rayssa Moraes
Instagram
 

Nathi Loyola
Instagram