Maior policiamento no comércio pernambucano em dezembro
A Operação Papai Noel acontece todos os anos no mês de dezembro e visa aumentar o policiamento nos bairros do centro do Recife
A partir do dia 1º de dezembro, a Polícia Militar de Pernambuco deu início a Operação Papai Noel. Essa mobilização sempre acontece durante o último mês do ano e vem para reforçar a segurança de vendedores e consumidores nos comércios do centro do Recife durante as festividades do fim de ano, período de alta movimentação.
De acordo com o diretor adjunto de Planejamento Operacional da Corporação, o coronel Alexandre Tavares, a operação é essencial. “A Polícia Militar de Pernambuco, como já é de costume, iniciou no dia primeiro de dezembro, diversas operações voltadas em reforçar o policiamento ostensivo e preventivo nos principais centros comerciais e correlatos do estado de Pernambuco. O centro do Recife, que é um centro comercial bastante aquecido e movimentado, receberá esse policiamento.”, afirmou ele.
Sobre sua importância, o coronel acrescentou: “Essa operação visa garantir e reforçar o policiamento nos centros comerciais, porque no final de ano, já é tradição do cidadão pernambucano se dirigir aos centros para fazer suas compras, então, a ideia é que a gente possa dar um reforço no policiamento para que esse cidadão possa realizar suas compras com tranquilidade.”.
Apenas no Recife, uma média diária de 80 policiais participaram da operação, isto é, são adicionados ao número regular de policiais já escalados. O centro da cidade vai contar com maior policiamento nos bairros de São José, Santo Antônio, Boa Vista e as principais vias onde os comércios estão distribuídos, como a Dantas Barreto, Concórdia, Mercado São José e Praça do Diário.
Para o comerciante Edvaldo Pereira, a operação ajuda toda a população a se sentir mais segura. “É bom porque as pessoas saem com mais garantia, vêm com mais frequência e vêm sem medo, para fazer as compras do final do ano.”, relatou ele.
No estado pernambucano, mais policiais garantiram a segurança daqueles envolvidos com o comércio. Em Caruaru, a Operação Sulanca está em atividade, onde uma média de 16 policiais por dia serão somados à quantidade já em serviço normalmente. Santa Cruz do Capibaribe recebe uma adição média de 15 policiais por dia, Garanhuns de 12 e no Sertão pernambucano, o reforço, por dia, é de uma média de 10 policiais.