Saúde

Clínica de reabilitação e cuidados paliativos chega ao Recife

A Clínica Florence, de Salvador, é especializada em reabilitação funcional e cuidados paliativos para pacientes terminais

Lucas Andrade, médico e CEO da Clínica Florence - Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco

Com uma proposta acolhedora, a Clínica Florence chega ao Recife em dezembro. Especializada no tratamento de reabilitação funcional e em cuidados paliativos de fim de vida, a unidade do Recife — a primeira fora de Salvador, na Bahia — fica localizada no bairro das Graças.

A Florence existe desde 2017. Com sede na Bahia, ela foi a primeira clínica de cuidados paliativos do Norte e Nordeste. E no Recife, os serviços oferecidos também são pioneiros. De acordo com o médico Lucas Andrade, que é idealizador e CEO da Florence, a clínica vai possibilitar uma "desospitalização", proporcionando mais humanidade no atendimento.

"Todo o nosso espaço é pensado para promover o acolhimento total, do paciente e de toda a sua família, desde o momento em que ele passa pela porta de entrada", pontuou Lucas. "Nossos profissionais são treinados para que esse atendimento seja mais humano, multidisciplinar e completo", emendou o CEO.

Os cuidados multidisciplinares para pacientes complexos fazem parte da "reabilitação intensiva". É indicado para pessoas que sofreram algum trauma recente que reduziu a funcionalidade, como é o caso de um AVC, uma fratura e até mesmo o pós-Covid. 

Nesses casos, além de devolver a funcionalidade aos pacientes, o tratamento busca reduzir a complexidade dos cuidados além de capacitar os familiares para a continuidade desse tratamento.

O espaço também é voltado para cuidados paliativos para pessoas portadoras de doenças em estágio terminal ou sem perspectiva de cura, como é o caso de pacientes com doenças oncológicas avançadas, doenças degenerativas e demência com marcadores de fase final de vida.

Equipe médica

Com uma equipe médica e de enfermagem 24 horas por dia, a clínica possui, além dos especialistas em geriatria, terapia intensiva, clínica médica e cuidados paliativos, há a equipe multidisciplinar, composta por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistas, farmacêuticos, serviço social e de psicologia.

O atendimento contempla o paciente e toda a sua família, em todas as dimensões, sejam elas físicas, psicológicas, espirituais e sociais.

Estrutura

Instalada num casarão de 600m², a Florence contará com 76 leitos, privativos e com iluminação e ventilação naturais, além da possibilidade de customização através de mural de fotos e desenhos.

O local é todo adaptado e oferece acessibilidade completa, com banheiros amplos, janelas baixas e corrimãos duplos. Os corredores, as portas e os elevadores permitem a passagem de pacientes cadeirantes e acamados.

Há também uma cozinha própria, o que possibilita o preparo de refeições customizadas, além de espaço de convivência. 

O investimento ultrapassa a marca dos R$ 20 milhões e deve gerar cerca de 250 empregos diretos.