Futebol

CBF adota novas regras da FIFA para transferências nacionais

A partir de 2022, as transferências nacionais de atletas deverão ser realizadas em observância a uma das janelas anuais fixadas pela CBF

Arte/CBF

A Diretoria de Registro, Transferência e Licenciamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou que, a partir da temporada 2022, serão adotadas novas determinações da Fifa para janelas de transferências internas. Seguindo o artigo 6.2 do Regulamento sobre o Status e a Transferência de jogadores, fica estabelecido que as trocas de clube de atletas no mercado nacional deverão ser efetuadas em um dos períodos de registros anuais fixados pela CBF.

A CBF definiu novas janelas para transferências nacionais e internacionais. São elas: de 19 de janeiro de 2022 até 12 de abril de 2022 e de 18 de julho de 2022 até 15 de agosto de 2022.  Na próxima semana, será publicada a edição do ano que vem do Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol (RNRTAF). O documento especificará delimitações, exceções do novo escopo de trabalho. A regra será aplicável aos clubes participantes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro e abrange atletas profissionais do futebol de campo masculino.

"A partir de 2022, a CBF passará a adotar essa regra, que é mundial, com duas janelas específicas para entrada e saída de jogadores, que devem ser respeitadas. A medida foi previamente apresentada aos clubes brasileiros, durante reunião recente. As determinações da FIFA foram publicadas em 2020, mas passarão a ser adotadas por nós, em acordo com a entidade máxima do futebol mundial, na próxima temporada, por conta do período de pandemia, para melhor adaptação", frisou Reynaldo Buzzoni, Diretor de Registro, Transferência e Licenciamento da CBF, em declaração ao site da entidade.