Lançamento

Cássia Eller será homenageada com gravação de sua música inédita

'Espírito do Som' terá áudios originais da cantora junto a arranjos atuais da banda do seu filho Chico

Artista performou a música 'Espírito do Som' em 1985, na cidade de Brasília, antes de se lançar profissionalmente no mercado - Reprodução

Uma performance inédita de Cássia Eller registrada ao vivo em Brasília, em 1985 – cinco anos antes de sua estreia fonográfica nacional –, a música “Espírito do Som” ganha, neste 10 de dezembro, dia em que a artista completaria 59 anos, uma versão exclusiva, que une a voz e o violão originais de Cássia aos arranjos e gravações de uma banda atual, arregimentada pelos produtores musicais Rodrigo Garcia, Pedro Fonseca e Chico Chico, filho da artista. Cássia Eller morreu aos 39 anos no dia 29 de dezembro de 2001.

O áudio da cantora foi restaurado pelo engenheiro de som Bruno Giorgi a partir de uma fita-cassete que chegou às mãos de Chico e foi guardada no acervo da família por mais de uma década. “Espírito do Som” é uma composição de Péricles Cavalcanti e Chico Evangelista. A gravação é uma produção Porangareté licenciada para a Universal Music.

Como surgiu a ideia?
A música era parte do show “Dose Dupla”, dirigido por Marcelo Saback, que Cássia apresentou - na época aos 22 anos - com a amiga e cantora lírica Janette Dornellas, sob a direção musical de Márcio Faraco. “Escutando a gravação, me veio a sensação de que aquele grande momento vocal poderia receber o peso de uma banda, o que enfatizaria a potência da interpretação da Cássia. Conversei com Chico e ele topou”, conta o amigo Rodrigo Garcia, violonista da cantora de 1997 a 2001.

“O ESPÍRITO DO SOM”
(Péricles Cavalcanti / Chico Evangelista) 

O espírito do som
Mora num lugar sagrado
Onde tem uma baía
O espírito do som
Avança para o mar
Tá na crista da onda
Espera a onda chegar
E ainda brinca
Na espuma
O espírito do som
Brinca o tempo todo
E é muito bom e feliz
Tudo como Deus quis
O espírito do som
O espírito do som