Atleta de time pernambucano sofre insulto racista de jogador do Sport
Caso ocorreu na final do Campeonato Pernambucano de Futsal Sub-15
Após o jogo de volta da final do Campeonato Pernambucano de Futsal Sub-15 masculino, disputado na última quarta-feira (8), no Ginásio Santos Dumont, um atleta do AEST/Academia Palmeiras foi alvo de racismo por um salonista do Sport. Um vídeo mostra um dos jovens do time rubro-negro disparando ofensas racistas contra o adversário, ironizando o cabelo do jogador palmeirense. A informação foi publicada inicialmente pelo site "Fora de Campo".
O presidente da Federação Pernambucana de Futsal (FPFS), Luiz Cláudio, repudiou o comportamento do atleta. "Enquanto instituição, até a categoria sub-15, não temos como punir o jogador. Ele não pode ser impedido de julgar, por exemplo. Ainda assim, vamos fazer uma representação junto ao clube. Somos contra qualquer tipo de preconceito", afirmou.
Em contato com a Folha de Pernambuco, a vice-presidente de Diversidade e Inclusão do Sport, Roberta Negrini, explicou quais atitudes serão tomadas pelo clube. "É muito fácil apenas punir, mas não educamos dessa forma. Temos uma visão focada na transformação. Essa questão do racismo é tão estrutural que ele foi até 'ingênuo' de postar nas próprias redes dele. Mas isso ofendeu o outro. Foi um erro dele. A nossa primeira atitude foi solicitar uma conversa com todos os garotos da base amanhã. Temos uma cláusula antirracismo e anti-homofobia nos contratos dos atletas", declarou.
"Uma vez que uma pessoa usa a camisa do time, ele é um porta-voz. O que precisamos é criar uma onda de mobilização com essas pessoas. Ainda acredito na capacidade que o ser humano tem de se transformar. Tirar uma pessoa do clube, por exemplo, seria não dar uma oportunidade de aprendizado. Como ele faz parte da nossa base, ele precisa se comportar corretamente e vamos trabalhar esse ponto", explicou.
O garoto visto no vídeo tecendo insultos racistas ao atleta do Palmeiras publicou um vídeo pedindo desculpas. "Veio pedir desculpas não só a ele como a todos que fazem parte do Palmeiras. Isso não vai mais acontecer".