Um time de atacantes: Náutico usou 11 atletas do setor na Série B 2021
Lesões e saídas fizeram o Timbu testar diversas peças na área ofensiva; Vinícius, com oito gols, foi o melhor do grupo
Erick, Vinícius, Kieza, Paiva, Álvaro, Iago Dias, Murillo, Tailson, Matheus Carvalho, Giovanny e Caio Dantas. Na Série B do Campeonato Brasileiro 2021, o Náutico utilizou 11 atletas no setor ofensivo. Desses, apenas dois estão com vínculo para a temporada 2022: Álvaro e Kieza. Os demais já deixaram o clube.
Dos 50 gols marcados pelo Náutico na Série B, quase metade (24) veio de jogadores do ataque. O artilheiro do time entre os atletas do setor foi Vinícius, com oito bolas na rede. Caio Dantas, com cinco, vem logo atrás. Paiva anotou quatro. Erick, que deixou o clube antes do término da competição, marcou dois. Assim como Kieza, que sofreu uma lesão em julho e desfalcou o Timbu no restante da Segundona. Iago Dias, Matheus Carvalho e Murillo fizeram um cada. Giovanny e Tailson passaram em branco.
Do “time de atacantes”, Vinícius e Caio Dantas foram os que saíram valorizados. O primeiro, pelo Náutico, teve sua temporada mais goleadora da carreira, com 13 gols. Desempenho que o fez deixar o Timbu – tudo indica que vestirá a camisa do Bahia em 2022. O segundo cresceu na reta final, com cinco gols em 10 jogos. Uma lesão no tornozelo tirou o centroavante das rodadas finais. No ano que vem, jogará o Paulistão pelo Água Santa/SP.
Kieza, artilheiro do Náutico no Campeonato Pernambucano, ficou fora de boa parte da Série B por conta de lesão. O camisa 9 tem vínculo até o fim de 2022 e já iniciou os trabalhos com bola. Álvaro, mesmo com poucas oportunidades, teve o contrato ampliado até o meio do ano que vem.
Quanto aos demais, a saída não deixará saudades – com exceção de Erick, que deixou o clube no meio do ano para jogar no Ceará. Paiva teve um bom começo, quando ainda era opção de Kieza no ataque, mas não manteve o ritmo e caiu de produção. Iago Dias, Murillo, Tailson, Matheus Carvalho e Giovanny pouco acrescentaram no elenco.