Futebol

Depois de Sport e Chape, Grêmio e Bahia são rebaixados à Série B

Gaúchos venceram, mas caíram por conta do triunfo do Juventude; Tricolor de Aço perdeu para o Fortaleza

Grêmio foi rebaixado - Divulgação/Grêmio

Dia de frustração para os tricolores gaúcho e baiano. Grêmio e Bahia caíram para a Série B, após encerramento da rodada final da Série A do Campeonato Brasileiro 2021. No Sul, o Imortal não fez jus ao nome e, mesmo vencendo o Atlético/MG por 4x3, teve a queda confirmada por conta do triunfo do Juventude por 1x0 perante o Corinthians, no Alfredo Jaconi. Já o Tricolor de Aço tropeçou no Castelão, ante o Fortaleza, por 2x1. As equipes se juntam a Sport e Chapecoense no grupo dos rebaixados.

Clube que também corria risco de queda, o Cuiabá empatou em 1x1 com o Santos e terminou em 15º, com uma vaga na Sul-Americana, assim como o Santos, em 10º. O América/MG (8º) ganhou do São Paulo (13º, na Sula) por 2x0 e garantiu um lugar na pré-Libertadores. O outro na fase preliminar da competição é o Fluminense (7º), que bateu a lanterna Chapecoense por 3x0.

Com um gol no fim, o RB Bragantino derrotou o Internacional por 1x0 e pegou a última vaga direta que restou para a Libertadores. As demais ficaram com Athlético/PR (14º, que empatou em 1x1 com o Sport, mas assegurou espaço por conta do título da Copa do Brasil), Atlético/MG (campeão nacional), Flamengo, Palmeiras, Fortaleza e Corinthians. O rubro-negro carioca perdeu por 2x0 para o Atlético/GO, enquanto o Verdão superou o Ceará por 1x0. Tanto o Dragão (9º) como o Vozão (11º) jogarão a Sul-Americana em 2022. 

Na próxima edição do Brasileirão, Chapecoense, Sport, Grêmio e Bahia darão lugar a Botafogo, Goiás, Coritiba e Avaí na elite nacional. Campeão em 2021, o Atlético/MG também teve o artilheiro do torneio, Hulk, com 19 gols. Os mineiros ainda podem ganhar mais um troféu na próxima semana, em embate com o Athlético/PR, pela Copa do Brasil.

Terceira queda na história

Pela terceira vez na história, o Grêmio foi rebaixado à Série B - a primeira vez foi em 1991 e a segunda em 2004. Os gaúchos foram comandados pelo técnico Vagner Mancini e tinham no elenco nomes de peso como Rafinha, Diego Souza e Douglas Costa.

DAZN

O DAZN, maior serviço de streaming esportivo do mundo, apresenta o melhor das competições esportivas nacionais e internacionais por uma assinatura mensal pelo custo de R$ 19,90. Para quem já é assinante, basta acessar o site ou o app da plataforma. Para quem ainda não tem conta, o serviço disponibiliza 30 dias grátis, bastando clicar neste link para se cadastrar. Você pode acompanhar os eventos pelo computador, no celular, tablet ou até no console do videogame.