FUTEBOL

Saiba os possíveis adversários e pedreiras no caminho dos times brasileiros na Pré-Libertadores

Das 47 equipes que irão disputar a Libertadores, 44 já estão definidas, restando a definição de vagas apenas na Bolívia e na Colômbia

Fluminense e América-MG representarão o Brasil na Pré-Libertadores - LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

O Brasileiro de 2021 chegou ao fim, mas a edição de 2022 da Libertadores já está na mira de clubes tradicionais espalhados pelo país. Tanto que já são 44 equipes garantidas para tentar o título na próxima temporada. Mas, nesta quinta-feira, os dois brasileiros garantidos na pré-Libertadores foram definidos: o Fluminense e o América-MG, que ficaram na 7ª e 8ª colocação, respectivamente.

Em 2022, a pré-Libertadores mantéra a sua divisão em três fases. A primeira fase preliminar é disputada entre seis times, dos quais três avançam. Na segunda, onde estão os brasileiros, outras 13 equipes se juntam à disputa. Dos 16 times, oito avançam para a fase final, onde cada vencedor irá para um grupo. Os confrontos são definidos a partir de sorteio realizado pela Conmebol.

No possível caminho de Fluminense e América-MG, ainda falta definir quem será o representante da Bolívia na fase 1 da pré-Libertadores. Neste momento, é o Bolívar, mas ainda falta uma rodada no campeonato local para definir quem ocupará esta posição. 

Já na fase dois, falta a definição do classificado boliviano para a esta etapa e duas vagas referentes a Colômbia. Neste momento, estariam classificados o Always Ready (Bolívia) e Atlético Nacional e Colômbia 3 (Colômbia). Mas também faltam rodadas no campeonato local.

A Copa Libertadores começará na semana do dia 9 de fevereiro, com a fase pré. Os adversários serão conhecidos no dia 23 de março, quando ocorrerá o sorteio da Conmebol.

Os jogos das oito chaves serão disputados da semana do dia 6 de abril até o fim de maio. Para as oitavas de final, haverá novo sorteio, programado para o dia 1º de junho.

As oitavas de final serão realizadas nas semanas dos dias 29 de junho (ida) e 6 de julho (volta). A partida de ida das quartas de final ocorrerá na primeira semana de agosto, enquanto a volta será na segunda semana.

As semifinais ocorrerão na semana do dia 31 de agosto e na primeira semana de setembro. A final está agendada para o dia 29 de outubro. A data ainda pode ser alterada pela Conmebol. O grande palco da final será o Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, no Equador.