Cinema

Documentário sobre Clarice Lispector será exibido Festival de Cinema Latino-Americano de SP

'Clarice Lispector - A Descoberta do Mundo' é dirigido pela pernambucana Taciana Oliveira

Filme "Clarice Lispector - A Descoberta do Mundo" - Divulgação

O 16º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo ocorre desta sexta-feira (10) até o dia 17 de dezembro, em edição híbrida. Uma das atrações é a première nacional de “Clarice Lispector - A Descoberta do Mundo”, documentário inédito da diretora pernambucana Taciana Oliveira, que ocorre no dia 14, em sessão presencial no Spcine Centro Cultural, em São Paulo.

A programação conta com 38 filmes, entre longas e curtas-metragens de 12 países. Na mostra “Contemporâneos”, além do filme sobre Clarice, estão as produções “Abajures”, de Paz Encino; “Desterro”, de Maria Clara Escobar; o premiado “Carro Rei”, da pernambucana Renata Pinheiro; e “As Almas que dançam no escuro”, de Marcos DeBrito.

Filmes inéditos de ficção e documentários da cinematografia emergente latino-americana como “Anos Curtos, Dias Eternos” (Argentina), “LXI (61)” (Peru) e “A Grande Viagem ao Pequeno País” (Uruguai) estão na agenda. Uma novidade é a mostra “Foco Cinema Afro-Colombiano”, com quatro títulos produzidos, realizados e protagonizados por pessoas afrocolombianas.

Neste ano, o festival homenageia a diretora argentina Liliana Romero. A cerimônia de abertura será realizada às 19h, através do YouTube. Em seguida, os filmes estarão liberados gratuitamente nas plataformas do festival: Sesc Digital, Spcine Play e InnSaeitv, além das sessões presenciais no Centro Cultural São Paulo e Spcine Roberto Santos. Confira a programação completa no site oficial do evento.