Presidente sul-africano testa positivo para a Covid-19
Ramaphosa "está recebendo tratamento para sintomas leves de covid-19, depois de ter testado positivo hoje ao exame do vírus", disse a Presidência
O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, testou positivo para a Covid-19 neste domingo (12) e foi posto em isolamento, com tratamento para sintomas leves, anunciou a Presidência em um comunicado.
Ramaphosa "está recebendo tratamento para sintomas leves de Covid-19, depois de ter testado positivo hoje ao exame do vírus", disse a Presidência.
O chefe de Estado de 69 anos, que tem o esquema vacinal completo, começou a se sentir mal depois de participar de uma cerimônia em homenagem ao ex-presidente F.W. de Klerk, na Cidade do Cabo, mas está com bom ânimo e sob controle médico, acrescentou a Presidência.
A nova variante ômicron da Covid-19 foi detectada no mês passado na África do Sul, o país africano mais afetado pela pandemia.
Ramaphosa deve permanecer em isolamento na Cidade do Cabo e delegou as responsabilidades do cargo ao vice-presidente, David Mabuza.
Os casos de covid-19 quase dobraram na África na última semana, com a propagação da variante ômicron, embora as hospitalizações na África do Sul continuem em um nível baixo, informou a ONU.
O escritório africano da Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que o continente registrou 107.000 casos adicionais de covid-19 na última semana em comparação com 55.000 na semana anterior.
A variante ômicron "está alcançando mais países na África", destacou, após acrescentar que investiga se a nova variante é responsável por este aumento.