aviação

Delta anuncia investimento na Latam e prevê reduzir sua fatia na chilena à metade

A gigante americana anunciou nesta segunda-feira (11) que fará um aporte de US$ 1,2 bilhão em três parceiras internacionais em processo de recuperação

Companhia aérea americana Delta - Daniel SLIM / AFP

A Delta Air Lines deverá reduzir para 10% sua participação no capital da Latam, em recuperação judicial (Chapter 11) nos Estados Unidos, após a conclusão do processo de reestruturação da companhia chilena. A gigante americana anunciou nesta segunda-feira (11) que fará um aporte de US$ 1,2 bilhão em três parceiras internacionais em processo de recuperação e recaptalização num esforço para que essas empresas saiam fortalecidas no pós-pandemia. Além da Latam, Aeroméxico e Virgin Atlantic receberão recursos.

Em comunicado ao mercado, a Delta afirma que o “investimento estratégico” nessas companhias colabora para oferecer um serviço ainda melhor aos viajantes na retomada das viagens internacionais, frisando que parcerias com empresas estrangeiras garantiram à americana, no pré-pandemia, crescimento recorde em viagens ao exterior combinando a expansão orgânica de sua malha com a oferta da rede de parceiros globais.

“O trabalho feito por nossos parceiros para fortalecer seus negócios para o futuro torna essas parcerias ainda mais valiosas e cria uma nova era de viagens internacionais em benefício de nossos clientes, funcionários e investidores na medida em que o turismo global retoma a partir de 2022”, diz Ed Bastian, CEO da Delta.
 

A estimativa é que, após a conclusão dos processos de reestruturação dessas companhias, a americana fique com uma fatia de 10% na Latam. Hoje, ela é de 20%. Também na Aeroméxico, outra em recuperação judicial nos EUA, haverá redução da participação da Delta, recuando para 20%. Enquanto na Virgin Atlantic a fatia de 49% será mantida.

No fim de novembro, a Latam apresentou seu plano de recuperação à Justiça americana. Ele prevê aporte de US$ 8,19 bilhões vindos de capital novo, títulos conversíveis e dívida. Na época, o grupo chileno anunciou ter alcançado também um Acordo de Apoio à Reestruturação (RSA, na sigla em inglês) assinado pelo o maior grupo de credores sem garantia.

A proposta inclui a emissão de três classes diferentes de títulos conversíveis pela Latam, que serão preferencialmente oferecidos aos acionistas da companhia. Delta (20%), o Grupo Cueto (16,4%) e a Qatar Airways (10%) detêm juntas quase metade do capital da empresa em reestruturação. Procurado, o Grupo Latam informou que não comenta iniciativas de seus acionistas.