Fundação Cultural dos Palmares

Sérgio Camargo divulga logomarca da Palmares que substitui machado de Xangô

Segundo o presidente da fundação, a nova logomarca representa a pátria sem divisões

Sérgio Camargo - Reprodução/Twitter

O presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, anunciou nesta segunda-feira (13) a novo logomarca da instituição. "Nova logomarca da Fundação Cultural Palmares, inspirada nas cores da bandeira do Brasil, a partir desta segunda-feira, dia 13 de dezembro de 2021. Bandeira do Brasil", escreveu ele em seu perfil no Twitter, acrescentando na sequência: "A antiga logomarca, com o machado de Xangô, deixa de representar a instituição a partir desta data."



Na sequência, ele escreveu: "Negros são cidadãos brasileiros, não escravos que desembarcaram ontem do navio negreiro, nem eternas vítimas amarguradas."



A nova logomarca representa a pátria sem divisões e expressa os valores que norteiam a atual gestão da Palmares. Integração, Amplitude e Dignidade. 

Em 17 de agosto, a fundação divulgou edital do concurso para substituir o logotipo da instituição, antes representado pela referência ao orixá presente nas religiões afro-brasileiras.

O presidente da fundação Sérgio Camargo já tinha se manifestado sobre a possibilidade de uma nova identidade visual para a instituição com a justificativa de que o Estado era laico. “O logotipo da Palmares sempre me desagradou, mas eu achava que era uma palmeira estilizada. Santa ingenuidade!”, escreveu Sérgio.