Após adolescente desligar disjuntor, cidade de SC perde 1.000 doses da vacina contra a Covid-19
Episódio aconteceu no município de Treze de Maio
Uma cidade de Santa Catarina perdeu todas suas doses da vacina contra a Covid-19 e outros medicamentos após um adolescente desligar o disjuntor do sistema de refrigeração de uma unidade de saúde, nesta sexta-feira (17).
Ao todo 1.000 doses do medicamento foram perdidas após o ato de vandalismo, como foi caracterizado o episódio pela prefeitura.
"Foi uma brincadeira impensada de um adolescente de 16 anos. Ele rompeu o lacre do disjuntor e o desligou", disse a secretária de saúde do município de Treze de Maio, Ivania May.
O adolescente que desligou o disjuntor já foi identicado. Segundo a Secretaria de Saúde, os pais do jovem já foram chamados à delegacia.
Segundo a secretária de Saúde, as autoridades conseguiram identificar se tratar de um jovem após análise de imagens de uma câmera de segurança. A vacinação na cidade teve de ser adiada, conforme novas doses da vacina devem começar a chegar na cidade. 180 doses são esperadas para esta quarta-feira.
"Estávamos dentro do nosso cronograma. Perdemos ao todo 1.800 doses. Dessas, 1.000 eram da vacina contra a Covid-19. Também ficamos sem 95 unidades de medicamentos de alto-custo", disse Ivania May.
De acordo com dados da Secretaria de Saúde, 13.564 doses da vacina já foram aplicadas no município, que tem uma população estimada de cerca de 7.000 pessoas. Desde o início da pandemia, 1.260 casos e 16 óbitos de Covid-19 foram registrados em Treze de Maio