Negócios

FCAP JR vai apostar no mercado de franquias em 2022

Empresa júnior formada por estudantes dos cursos de Administração e Direito da Universidade de Pernambuco (UPE) terá como foco em 2022 projetos de modelos de franquia

Presidente da FCAP JR, Marcela Monteiro - Divulgação

A FCAP JR., empresa júnior da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco, vai aproveitar o ano de 2022 para desenvolver novos projetos para modelos de franquias. O projeto utilizado pela empresa, vai focar no mapeamento dos processos de franquias, a partir do trabalho desenvolvido com um de seus clientes, para assim replicar a atuação com outras marcas.
 
Segundo a presidente da FCAP JR., Marcela Monteiro, o próximo ano terá como principal objetivo identificar os principais casos de sucesso na atuação de franquias.
 
“O carro chefe da FCAP JR. é o mapeamento de processos, sendo alguns de nossos cases de sucesso como Postos Pichilau e Suape do serviço. Como o foco principal de franquias é a padronização e manualização de processos, nossa expertise tem muito a agregar na estruturação de franquias, além de um valor competitivo com o mercado por sermos uma empresa júnior”, disse.
 

De acordo com a gerente de projetos que participou da estruturação do serviço de formatação de franquias, Júlia Sá, em 2022, novas ramificações das franquias devem ser abordadas para trabalhar com os novos clientes e o campo de atuação. “Esperamos trabalhar muito mais as ramificações do serviço de estruturação de franquias como: criação de novo modelo de franquia, plano de captação de franqueados, revisão e atualização de manuais de franquias, entre outros. A criação do serviço permitiu a FCAP JR. adquirir know-how suficiente para criar novos serviços dentro do setor”, afirmou Júlia, que irá assumir a presidência da empresa no próximo ano 
 
Com o trabalho desenvolvido com o Postos Pichilau e Suape, o resultado do que foi feito será apresentado e a partir disso pode beneficiar outras empresas que tenham interesse, de acordo com Marcela Monteiro.
 
“A estruturação da metodologia teve início em fevereiro, após a validação de experts no mercado, o projeto piloto foi vendido em abril e a finalização estimada dele é em dezembro deste ano. Esperamos auxiliar muitos gestores, esse mercado permite tanto que as pessoas consigam expandir suas ideias por meio de investimentos de terceiros quanto uma maior segurança na abertura de um estabelecimento por pessoas com pouca experiência no mercado”, declarou a presidente da FCAP JR.
 
A chegada da empresa ao mercado das franquias, se deu a partir de uma análise do mercado e com a oportunidade de atrair novos clientes, incrementando o faturamento, que chegou a marca de R$ 1,5 milhão, somente em 2021.
 
“Com base em estudos nos mercados em ascensão, foi percebida a oportunidade de estruturar um serviço para esse setor. Sendo assim, uma porta de entrada para novos públicos e permitindo uma experiência completa de desenvolvimento para nossos membros, pois para estruturar a franquia de fato é feita toda a construção e lapidação do negócio para o repasse de todo o conhecimento para o franqueado”, finalizou Marcela.