Saiba como harmonizar cerveja com as ceias de fim de ano
Especialista dá dicas de como combinar bebidas artesanais com a comida tradicional da época de dezembro
De acordo com pesquisa divulgada pela Credit Suisse e Statista e pela CupomValido, o Brasil é o 3º país que mais consome cervejas no mundo - o que corresponderia a 7% do consumo de todo o planeta. Mais especificamente, o bebedor brasileiro ingere aproximadamente seis litros da bebida por mês.
Diante dessa super preferência, o chef e beer sommelier Guilhermo Spindola, professor do Centro Europeu, dá uma ajudinha para quem quiser harmonizar as ceias de fim de ano com suas brejas prediletas e orienta sobre as combinações mais adequadas:
Ceia tradicional
A tradição é preparar peru assado ou mesmo carne de porco no dia 24 de dezembro. "Nestes casos, que geralmente também acompanham farofa e arroz, eu recomendo usar uma cerveja do tipo Amber Ale e Brown ale, com malte mais tostado, puxando para o caramelo, que vai harmonizar bem com as notas de tostado e assado do peru e do leitão."
Se a proteína principal do jantar natalino for bacalhau, a opção será outra. "Uma de trigo, Weissbier e Witbier, combinam muito bem. Elas têm na composição, além do trigo, elementos de especiarias como o coentro e a casca de laranja", explica Spindola.
Ceia vegetariana
Quem não consome carnes ou derivados pode fazer um jantar que harmoniza bem com a Pilsner (ou Pilsen) ou com uma IPA.
"Uma dica de entrada é um mix de nuts, que fica super legal com a cerveja mais clássica e comum ao nosso paladar, a Pilsner que são leves e fáceis de beber, além de combinar com o clima do Natal, mais tropical. Como prato principal imagino uma massa com abóbora ou legumes grelhados, acompanhado de especiarias que remetem ao Natal (cravo, canela, noz moscada) e harmonizam bem com uma cerveja IPA ou de abóbora", sugere o sommelier.
Mesa de frios
A bebida é a mais fácil de harmonizar com esses alimentos "pensando em queijos macios, semiduros, de mofo branco ou mofo azul", confirma Spindola.
Guilhermo explica que os queijos mais cremosos, como a burrata, funcionam bem com uma New England IPA. "Já para um queijo brie, uma cerveja Weissbier, que pode ser complementada com uma geleia no alimento.
O parmesão funciona bem com IPAs tradicionais, queijos de cabra vão bem com cervejas Saison ou Farmhouse Ale, que têm as notas de leveduras mais selvagens e são bem interessantes de degustar", finaliza. Já gorgonzola ou roquefort se saem melhor com Barley Wine. Embutidos podem ser favorecidos com cervejas defumadas.
Outras dicas
Breja com rabanada: rica em especiarias, vai bem com cerveja do estilo Tripel
Bière brut: cervejas que parecem espumante, pois passa pelo método champenoise, usando leveduras típicas do champanhe
Como servir: as cervejas artesanais têm indicação da temperatura ideal e também qual é o copo ou taça mais adequada; para facilitar, pode-se usar a taça ISO, que é coringa, ou a teku, desenvolvida especialmente para cervejas.