Energia elétrica

Natal: confira dicas de segurança e saiba como evitar consumo excessivo de energia

As pessoas precisam estar atentas ao consumo excessivo de energia e com a segurança nas instalações, para evitar acidentes

As famílias precisam estar atentas ao consumo excessivo de energia e com a segurança nas instalações - Neoenergia Pernambuco/ Divulgação

Com a chegada do mês de dezembro, as ruas ficam mais iluminadas e as casas com cores mais vivas devido à época natalina. Lâmpadas coloridas, pisca-pisca, fitas de iluminação e árvores com luzes são objetos muito utilizados durante o período. Porém, as famílias precisam estar atentas ao consumo excessivo de energia e com a segurança nas instalações, para evitar acidentes. 

Segurança é fundamental

“No caráter de segurança, é preciso estar muito atento às condições das instalações natalinas que a gente vai colocar. Normalmente, nós usamos esses adereços natalinos somente no final do ano e no resto do ano esses objetos ficam guardados. No final do outro ano é que vamos usar novamente. Com isso, pode ser que a gente esteja pegando um equipamento danificado, e que sofreu alguma mudança pelo tempo guardado. Um alerta importante é que o consumidor veja as condições, se a fiação não está partida ou as lâmpadas quebradas. Se for comprar um novo, tem que comprar com o selo do Inmetro”, destacou o gerente operacional da Neoenergia Pernambuco, André Tavares. 

A Neoenergia Pernambuco também alerta para a revisão das instalações elétricas da residência com o auxílio de um profissional antes da montagem da decoração; utilização de um filtro de linha para ligar mais de uma tomada elétrica dos itens da decoração e evitar o uso dos chamados “T” (benjamins); montagem da parte elétrica da decoração longe de materiais com risco inflamável (tecidos de cortinas, papelão, fibras e isopor) e o afastamento dos fios de estruturas de metal; realização da montagem da decoração natalina com a parte elétrica desligar e evitar tocar na fiação; e nunca desligar aparelhos elétricos puxando pelo cabo ou fiação. Para desligá-los da tomada, utilize o plugue; 

“Essa parte da eletricidade, do pisca-pisca, da instalação elétrica, a criança não pode intervir, é preciso ter muito cuidado com isso. As pessoas precisam deixar claro para as crianças que elas não podem mexer e deixar os dispositivos o menos acessível para elas”, pontuou André. 

Nas áreas externas das residências, o cuidado é dobrado na instalação e retirada de pisca-piscas para prevenir choques elétricos e evitar o risco de quedas. Além disso, a orientação é de que os efeitos natalinos não sejam instalados próximos aos postes, fios ou medidores da Neoenergia Pernambuco e não faça ligações clandestinas de energia (o popular “macaco”) para acender a decoração externa em ruas. 

Economia no Natal 
 
Para economizar mais durante o período natalino, o consumo de energia elétrica na decoração natalina precisa ter uma atenção redobrada. Evitar deixar as luzes acesas durante o dia, ao sair de casa ou depois de dormir auxilia para a redução dos custos é algo de extrema importância. Também é necessário observar as informações sobre a potência (W – watts) dos produtos contida nas embalagens. Dar preferência às lâmpadas de LED, mais eficientes, brilhantes e com maior durabilidade do que as convencionais, também é um fator que ajuda na economia. 

Busque ajuda 

Ainda segundo o gerente operacional, as pessoas não devem realizar intervenções sem o devido conhecimento. 

“Qualquer coisa externa que precise do suporte da Neoenergia Pernambuco as pessoas podem acionar os nossos canais de comunicação e o nosso emergencial que é o 116. A equipe está preparada para fazer esse tipo de intervenção. Nenhuma pessoa deve correr o risco ao intervir para resolver o problema. Além da Neoenergia, a população também pode acionar outros tipos de socorro como o Corpo de Bombeiros (193) e o Samu (192)”, acrescentou.