Energias Renováveis

Energia solar promove cuidado com o meio ambiente

Fonte é uma das maiores aliadas do meio ambiente, por ser silenciosa e limpa, não emitir ruídos, sem propagar ruídos, poluentes atmosféricos e efluentes líquidos ou sólidos durante seu funcionamento

Energia solar - Divulgação

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a energia solar é uma das fontes energéticas mais estratégicas para acelerar o desenvolvimento sustentável no País. A fonte, é uma das maiores aliadas do meio ambiente, por ser silenciosa e limpa, não emitir ruídos, sem propagar ruídos, poluentes atmosféricos e efluentes líquidos ou sólidos durante seu funcionamento.
 
Um dos fatores para que a fonte energética seja considerada um dos principais aliados ao meio ambiente, é porque o recurso já evitou a emissão de 13,6 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade. Apesar de ainda representar 2% na matriz energética nacional, a fonte tem alto poder de crescimento.
 
Na avaliação do CEO e fundador da Eletron Energy, André Cavalcanti, a energia renovável, além de beneficiar economicamente, contribui com uma melhor preservação do ambiente.

“Para consumidores livres, o fato do mesmo ser um autoprodutor gera um benefício financeiro nas tarifas de encargos setoriais que devem ser pagos à distribuidora e à CCEE, bem como o fato desse consumidor utilizar uma fonte renovável de energia para a produção de seu produto, resulta em um valor imponderável a ser explorado pela empresa”, afirmou o CEO.

Eletron Energy | Foto: Divulgação

A Eletron Energy é uma empresa de soluções em energia que atua para fornecer produtos e soluções para consumidores independentemente do porte. A empresa investirá R$ 900 milhões em projetos de energias renováveis até 2024.
 
O CEO conta que a empresa disponibilizará a energia por assinatura a partir do próximo ano em estados além de Minas Gerais. 
 
“Essa democratização do acesso à energia limpa já é uma realidade em Minas Gerais e estará disponível em 2022 nos estados de Pernambuco, Pará e Maranhão. Um dos nossos pilares é a sustentabilidade, portanto, nosso foco está no desenvolvimento de projetos de geração através de fontes renováveis. Atuamos em geração predominantemente através de fonte fotovoltaica (Solar), e também investimos na geração Eólica e temos 3 pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) em operação”, declarou Cavalcanti. 
 
Outra empresa que atua no segmento da energia é a Solar Cavalcante Engenharia. Segundo o engenheiro e sócio da empresa, Antônio Cavalcante, a principal vantagem do uso se dá por ela aproveitar um recurso natural que não se esgota. 
 
“A primeira grande vantagem é que é totalmente sustentável e renovável, usa um bem que é o sol, que sempre vai estar ali. É uma fonte de energia inesgotável, não usa combustíveis fósseis, não precisa alagar uma área grande para gerar energia. As áreas usadas têm uma análise prévia para ser utilizada, e quando não é instalada no solo, é instalada em algum telhado, em um espaço ocioso, tendo assim a própria geração de energia. Não gera grandes impactos e contribui com o planeta”, declarou. 
 
A Solar Cavalcante é uma empresa pernambucana, que nasceu no Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep). A marca desenvolve soluções de Energia Solar Fotovoltaica através de projetos e instalações para residências, empresas, indústrias e produtores rurais.
 

Projeto desenvolvido pela Solar Cavalcante Engenharia para uma pousada na praia de Maragogi, em Alagoas | Foto: Divulgação

“A Solar Cavalcante é 100% focada em energia solar, com abrangência no Norte e Nordeste do País, estamos expandindo nossa atuação. Trabalhamos com equipe própria de engenharia, instalação. A gente aborda os perfis residencial, comercial, produtores rurais e clientes industriais, com um foco maior nos três primeiros”, disse. 

 
Segundo Antônio, a empresa ainda irá desenvolver projetos para atuar no ramo do aluguel da energia solar, a partir de uma usina que será construída na cidade de Machados, interior de Pernambuco. 
 
“Além de projetar, fornecer, instalar, vamos também entrar na vertente do aluguel Quem não tiver o interesse no aporte, ele pode ter de imediato um desconto na conta de luz, todo nosso processo para isso está em estruturação. O modelo de atuação do aluguel é simples, o cliente tem que ter um consumo a partir de R$ 2,5 mil por mês, e já pode entrar nessa vertente. O interessado informa a sua conta de energia, o perfil de consumo e com isso analisamos a viabilidade do projeto, negociamos a solução. Hoje temos a margem de que o percentual de desconto é atrativo, e consegue um bom retorno na conta de luz”, declarou o sócio da Solar Cavalcante Engenharia.