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Muito além do comércio: Fortes aliados na luta contra a crise sanitária do Covid-19

Como Farmácias e Drogarias se tornaram protagonistas durante medidas sanitárias e lockdown no Brasil

Para garantir a segurança no atendimento, a rede adotou todas as medidas sanitárias, como o distanciamento entre as pessoas - Divulgação

Num primeiro momento, quando se fala em atendimento de saúde é comum se lembrar de hospitais e clínicas médicas. Mas a rede de assistência vai muito além disso, e poucos desses serviços são tão próximos do dia a dia das pessoas quanto as farmácias. Espalhadas dentro dos bairros, nas ruas, ruelas e avenidas, elas são, muitas vezes, a porta de entrada para o próprio sistema.

Na crise sanitária gerada pelo novo coronavírus, esse papel foi - e continua sendo - fundamental.

Por ser um estabelecimento de saúde, ou seja, linha de frente contra a pandemia, muitos clientes buscam o atendimento com os farmacêuticos para evitar os hospitais, por medo de contágio, ou até por quererem um atendimento mais rápido, diz Oziel,  proprietário da Drogaria Recife, rede composta por nove unidades na Região Metropolitana, com lojas em Boa Viagem, Casa Amarela, Cavaleiro, Jordão, Piedade e Prazeres.

“A farmácia se tornou protagonista durante o lockdown, quando permaneceu aberta e prestou serviços que vão além de ‘vender medicamentos’, com profissionais atuando na promoção da saúde da população”.

Nesse trabalho de orientação ao paciente, o farmacêutico atua na resolução dos problemas e faz os encaminhamentos necessários. No caso da Covid-19, foi preciso seguir um protocolo específico.

Após a identificação, ou até mesmo com a suspeita, orientamos o cliente a realizar o teste para a confirmação e, no período de espera do resultado, manter o isolamento para eventualmente não transmitir o vírus para outras pessoas. Além de haver a promoção do uso racional dos medicamentos, com o tratamento correto para ser usado no combate aos sintomas da doença, explica Barboza.

Adaptações e Cuidados

Segmento capilarizado, que recebe um grande fluxo de pessoas diariamente, o setor precisou se adaptar à realidade imposta pela transmissão acelerada do novo coronavírus. Para garantir a segurança nos atendimentos, foi adotada uma série de normas.

“Tomamos as medidas sanitárias estabelecidas pelo Ministério da Saúde, como fornecer álcool para os clientes e colaboradores na entrada e dentro das lojas, reforçando as demarcações para manter o distanciamento entre as pessoas, o uso obrigatório de máscara dentro do estabelecimento e a constante higienização das superfícies”

informa o empreendedor da Drogaria Recife. Outra solução utilizada foi o reforço no serviço de delivery, que foi ampliado, principalmente, para o público enquadrado nos grupos mais vulneráveis à forma grave da Covid-19.

Com nove unidades distribuídas no Recife e em Jaboatão dos Guararapes, a Drogaria Recife também atende por telefone, no número (81) 3343.1149, ou pelo WhatsApp, no (81) 99302.3629.