Queda de energia e suspensão da Itapemirim provocam atrasos e filas no Aeroporto de Guarulhos
Passageiros relatam problemas para embarcar na manhã deste sábado (18). Quatro voos da Latam foram reagendados
Passageiros que tentaram embarcar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, na manhã deste sábado enfrentaram filas e atrasos em alguns voos. A situação é reflexo de dois problemas ocorridos na sexta-feira: a suspensão de voos da Ita, do grupo Itapemirim, e uma queda de energia elétrica que adiou algumas partidas para a manhã deste sábado.
Segundo a Latam, quatro voos foram cancelados neste sábado: LA4673 (Salvador-Guarulhos), LA3076 (Porto Alegre-Guarulhos), LA3476 (Guarulhos-Salvador) e LA3377 (Salvador-Guarulhos). De acordo com a companhia aérea, eles já foram reprogramados. "(A queda de energia) é uma situação alheia à vontade da Latam, que está prestando a assistência necessária aos passageiros e trabalha para regularizar a sua operação."
A Azul informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que sua operação no Aeroporto de Guarulhos não foi afetada. A Gol, que teve 31 voos atrasados até 15h de sexta-feira por causa da chuva, informou que neste sábado a operação segue normal.
A falta de eletricidade foi notada ainda na manhã de sexta-feira (17). Uma chuva forte alagou a subestação de energia elétrica que abastece o sistema de iluminação do aeroporto. Ao menos 60 voos foram atrasados e quase 2 mil pessoas foram impactadas. A arquiteta Priscilla Vargas, de 33 anos, por exemplo, não conseguiu pegar um voo para Salvador na sexta-feira e teve que embarcar neste sábado: "Foi confuso na hora de pegar o voucher para o hotel, pago pela companhia. E hoje de manhã o aeroporto está bem cheio. O voo está atrasado, mas estão dizendo que vai ter embarque", disse ela, por mensagem de texto, enquanto esperava para pegar o avião.
O outro problema ocorrido em Guarulhos envolveu a Ita Transportes Aéreos. A viação do grupo Itapemirim . Na noite de sexta, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu o Certificado de Operador Aéreo da ITA. Sem o documento, a empresa não poderá voltar a voar.
Até 31 de dezembro, a empresa tem 514 voos agendados, uma média de 34 por dia, em todo o país. Avisados quando já estavam no aeroporto, passageiros que haviam comprado passagem da Ita fizeram protesto no saguão do Aeroporto de Guarulhos.
Nas redes sociais, passageiros relatam que não conseguiram informações da companhia ao chegar no aeroporto na manhã deste sábado. A delegacia da Polícia Federal está registrando uma certidão com os dados dos passageiros lesados pela viação.