Seriado da UPE

SSA3 traz a pesquisa científica e o conhecimento como tema da redação

Seriado continua nesta segunda-feira (20)

Primeiro dia de prova do SSA3 - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Neste domingo (19), ocorre o primeiro dia de provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA3), voltado para estudantes do ensino médio que pretendem disputar uma vaga na Universidade de Pernambuco (UPE). Os alunos respondem questões das disciplinas de língua portuguesa, matemática, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e filosofia, além da redação.

 

Este ano, o tema da prova dissertativa foi "O caminho para ampliar e construir o conhecimento se faz com pesquisa científica". De acordo com a universidade, o texto de apoio citou uma frase do educador Paulo Freire, que, em 2021, ano do seu centenário de nascimento, recebeu o título in memoriam de Doutor Honoris Causa da UPE. 
 

Ao todo, 15.465 candidatos estão inscritos no exame. Os portões dos locais de prova fecharam às 8h e as provas acontecem das 8h15 às 12h15.

Nesta segunda-feira (19), os alunos respondem questões de biologia, química, física, história, geografia e sociologia.

 A artesã Ana França, de 52 anos, aguardava a filha Emanuela, de 18 anos, em frente à Escola Politécnica de Pernambuco, no bairro da Madalena, um dos locais de prova no Recife. “Eu cheguei aqui era umas 6h40 da manhã. Temos que apoiar, ela terminou o ensino médio agora e vai ingressar na faculdade se Deus quiser”, disse. 

Alunos avaliam primeiro dia de provas
 
A ansiedade pelos dias de prova é compartilhada por mãe e filha. “Desde hoje que eu estou ansiosa, acho que até mais do que ela. Minha filha é uma pessoa muito calma, aí ela não mostrou tanta ansiedade, mas eu sei que por dentro ela estava muito ansiosa”. A jovem deseja ingressar na área de saúde.
 
A estudante Maria Eduarda Araújo, de 17 anos, foi a primeira pessoa a deixar o local de prova. Ela veio de Maceió (AL) para prestar o exame. “Eu gostei da prova, não estava difícil, estava no nível da UPE. As questões são muito texto, você tem que ler muito, mas é normal”, disse. 
 
A aluna também aprovou a prova dissertativa. “Gostei da redação, achei que é um tema que tem tudo a ver com o que a gente está vivendo, que foi sobre pesquisas científicas, que quem acompanha jornal está preparado para escrever”, avaliou. 
 
Ela foi recentemente aprovada na Faculdade de Medicina de Olinda e busca uma vaga no mesmo curso na Universidade de Pernambuco.
 
O estudante Cauã Henrique, 17 anos, também gostou do primeiro dia de provas da instituição. “A prova foi boa, acho que consegui ter um ótimo desempenho, espero que a minha nota seja boa”, contou.
Ele mora no Recife e pretende cursar administração. “O ano foi difícil por causa da pandemia, mas a gente tenta estudar como dá, na casa dos amigos, na internet”. 
 
Para o aluno, o domingo foi equilibrado. “A redação eu tenho um pouco de dificuldade mas deu para desenvolver. O que eu mais gosto é matemática, é mais fácil para mim”, disse. Ele também já está na expectativa para o segundo dia de provas. “Eu estou ansioso e um pouco confiante também”, completou.  

Professor avalia tema da redação

O professor de redação Mário Sérgio, do Colégio Motivo, avaliou o tema da dissertação como reflexivo, dando mais liberdade às ponderações dos alunos. “Esse caráter diverso se deve ao fato de a Banca, diferente do Enem, não exigir intervenção, o que a deixa mais livre para cobrar dos vestibulandos discussões que mais se dispõem a reflexões do que a soluções”, opinou . 
 
“Em razão de não exigir intervenção, a ousadia da Banca pode ir além: ela pode lançar uma proposta positiva dessas que levantam bandeira. E é assim que ela se tem portado. Em 2020, o SUS; em 2021, a ciência. Isso mostra que o exercício do vestibular não deve e não pode ser considerado só um rito de passagem esvaziado de sentido”, acrescentou. 

Abstenção e gabaritos
 
De acordo com a Universidade de Pernambuco, 2.315 candidatos faltaram aos testes neste domingo, o que corresponde a 14,97% do total de inscritos.
 
Assim como aconteceu no SSA 1 e SSA 2, os gabaritos só serão liberados após o término das provas do segundo dia a partir das 14h no site do processo de ingresso, juntamente com os cadernos de provas e abstenção do último dia do exame.