Educação

Professores comentam questões de português e matemática do SSA3

O SSA3 é um vestibular voltado para estudantes do ensino médio que pretendem disputar uma vaga na Universidade de Pernambuco (UPE)

O SSA3 é um vestibular voltado para estudantes do ensino médio que pretendem disputar uma vaga na Universidade de Pernambuco (UPE) - Arthur Mota / Folha de Pernambuco

Professores do Colégio Motivo comentaram as questões de Português e Matemática do Sistema Seriado de Avaliação (SSA3), que ocorreu neste domingo, 19. O SSA3 é um vestibular voltado para estudantes do ensino médio que pretendem disputar uma vaga na Universidade de Pernambuco (UPE).

O professor de português Caio Freitas analisou que a prova foi muito boa de ser executada por ter abrangido todos os conteúdos que estavam colocados no edital. “A prova de português do SSA3, deste ano, caiu textos de gêneros textuais bem trabalhados durante todo ano”, explicou. Freitas ainda enfatizou que as questões abordaram um caráter bem completo quanto a questão da ideia global.

Outro ponto que o professor destacou é que nas partes textuais, que são específicas, na de modernismo exigiu que do estudante uma visão bem mais ampla do movimento e da parte linguística. “Ou seja, o estudante precisou ter domínio do valor semânticos ao processo normativo “, avaliou.

Quem também fez algumas considerações da prova de matemática do SSA3 foi o professor Jonas Henrique como o fato do exame ter mantido o padrão dos conteúdos de geometria analítica, trigonometria, porcentagem, um pouco da área de figuras planners, probabilidade e estatística. O professor ressaltou que a prova foi mediana e que o aluno conseguia fazer com tranquilidade.

“Coloco como destaque a beleza da questão de estatística. Ela trabalhava o desvio padrão. Nos outros anos as questões de estatística ela era muito de cálculo e isso demandava muito tempo de estudante. Esse ano não, esse ano a questão de estatística veio na mais teórica, o aluno precisava entender o que era um desvio padrão”, explicou Jonas. 

Na opinião do professor de matemática, outro destaque na prova foi a questão de geometria analítica. “Muito tempo eles não tinham trabalhado em relação ao ângulo formado entre retas, que isso é uma coisa bem específica mesmo pelo fato de ser uma uma questão que demanda alguns conceitos bem elevados, caso não tenha a fórmula”, afirmou, classificando a questão como difícil.