Rota inédita

Chega a Fernando de Noronha o primeiro voo direto de São Paulo

Azul disponibilizou para esse novo percurso o jato Embraer 195 E2, com capacidade para 134 pessoas

Chegada do primeiro voo da rota Congonhas-Noronha - Clarrisa Paiva/Adm. de Fernando de Noronha

Fernando de Noronha recebeu, nesta segunda-feira (20), o primeiro voo direto de São Paulo. Operada pela Azul, a aeronave decolou do Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, às 8h50 e pousou na ilha pertencente a Pernambuco às 13h20 (horário local de Noronha).

A rota inédita São Paulo-Noronha será diária, com decolagem da capital paulista às 8h35, com chegada prevista para 13h35 (hora de Noronha). No sentido contrário, o voo partirá da ilha às 14h35 (hora de Noronha) e chegará a Congonhas, às 17h35.

A Azul disponibilizou para esse novo percurso o jato Embraer 195 E2, com capacidade para 134 pessoas, a maior aeronave comercial produzida no Brasil.

Primeiro voo
Além dos demais passageiros, a bordo da aeronave estavam o administrador de Noronha, Guilherme Rocha, e o diretor Relações Institucionais da Azul Linhas Áreas, Marcelo Bento. 

Para Guilherme Rocha, a implantação da rota vai possibilitar benefícios para todos que frequentam a ilha. “É um voo que traz maiores oportunidades não só para o turista que vem nos visitar, com a diminuição no valor das passagens, mas também para os noronhenses”, disse ele, acrescentando que mais vagas vão ser abertas em outros voos para os moradores da ilha que estavam tendo dificuldade em conseguir passagens. 

Segundo Marcelo Bento, da Azul, essa opção vai dinamizar o turismo na ilha, fomentando novas perspectivas com a facilidade das viagens. “Através dessa viagem direta, mais gente vai poder conhecer a ilha, com menos tempo de voo e mais conforto”, disse.

Turismo
O estado de São Paulo é o maior emissor de turistas para a ilha de Fernando de Noronha. Neste ano, entre janeiro e novembro, a região Sudeste representou 50% do fluxo turístico, com 4.358 turistas, sendo São Paulo o líder, com 2.458 turistas que desembarcaram na ilha em 2021. Os dados são da Administração de Fernando de Noronha. 

Preços
Pesquisa feita pela reportagem, nesta segunda-feira, indica que um voo da Azul com saída de Congonhas, em 31 de dezembro, e volta de Fernando de Noronha em 5 de janeiro custa, em média R$ 3 mil. Já a mesma rota operada nas mesmas datas pela Gol, com escala no Aeroporto do Recife, está estimada em R$ 4,5 mil.