Confira os 10 principais fatos que marcaram o mundo em 2021
O ano de 2021 foi marcado pelo combate aos efeitos da pandemia e conflitos geopolíticos
O ano de 2021 foi marcado pela continuidade do combate aos efeitos da pandemia da Covid-19, o avanço da vacinação contra a doença e a ameaça provocada pelo surgimento de novas variantes do vírus. Além disso, conflitos geopolíticos deixaram o mundo em alerta e o presidente Jair Bolsonaro (PL) discursou na Organização das Nações Unidas (ONU).
1 - Manifestantes invadem o Capitólio
Durante a sessão de contagem dos votos do Colégio Eleitoral na eleição americana, que deu vitória a Joe Biden, o ex-presidente Donald Trump discursava para apoiadores afirmando que não aceitaria o resultado eleitoral. Após o pronunciamento, um grupo de apoiadores andou em direção à sessão de contagem de votos do colégio eleitoral e invadiu o Capitólio, sede do Congresso americano em Washington. Houve confronto, tumulto e mortes.
2 - Crise da falta de oxigênio atinge Manaus
O estado do Amazonas viveu um agravamento da crise de saúde em decorrência da pandemia nos primeiros dias do ano. Por falta de oxigênio para tratar os casos graves da Covid-19, o sistema de saúde colapsou. Com o grande volume de internações, já não havia de onde tirar os insumos para tratar quem dependia dele. Dezenas de pessoas morreram sufocadas.
3 - Primeira pessoa é vacinada no Brasil contra Covid-19
A enfermeira Monica Calazans foi a primeira pessoa a ser vacinada no Brasil. A aplicação da dose aconteceu no Centro de Convenções do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, na capital paulista. Monica recebeu a dose de Coronavac, do laboratório Sinovac, ao lado do governador de São Paulo, João Doria (PSDB).
4 - Pazuello deixa Ministério da Saúde e Marcelo Queiroga assume
Em meio à crise sanitária devido à Covid-19, o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Marcelo Queiroga, aceitou convite do presidente Jair Bolsonaro para ser o quarto ministro da Saúde. Queiroga substituiu o general Eduardo Pazuello que foi responsável pela gestão da saúde no Brasil durante a maior parte da pandemia, deixando o cargo sendo suspeito de crimes, investigado pela Polícia Federal e com o país batendo recorde de mortes pela doença.
5 - Presidente do Haiti é assassinado em casa
Em mais um capítulo da crise política e econômica, o presidente do Haiti, Jovenel Moise, foi morto em um ataque em sua residência depois que um grupo invadiu sua casa no meio da madrugada. A primeira-dama, Martine Moise, também foi ferida no ataque. Os agressores não foram capturados, ninguém assumiu a autoria e, até o fechamento da retrospectiva, ninguém foi condenado.
6 - Olimpíadas são realizadas sem público
Após o adiamento inédito das Olimpíadas, os Jogos Olímpicos de Tóquio foram realizados no segundo semestre deste ano. A realização do mega evento aconteceu por conta da pandemia da covid-19, e também por este motivo, foi realizada sem público.
7 - Talibã retoma o poder no Afeganistão
Enquanto os Estados Unidos ainda retiravam suas tropas, a capital do Afeganistão foi tomada pelo grupo extremista Talibã. A população local aguardava que o grupo retomasse o poder depois da saída dos americanos e se apressaram a tentar uma saída do País pelo aeroporto de Cabul. O desespero das pessoas que tentavam escapar do regime ditador que ressurgia marcou algumas das imagens mais marcantes do ano.
8 - Vulcão Cumbre entra em erupção em La Palma
Um vulcão entrou em erupção em La Palma, uma das ilhas do arquipélago espanhol Ilhas Canárias. Segundo o noticiário internacional, a explosão chegou a lançar uma nuvem de fumaça e cinzas acima do parque nacional de Cumbre Vieja, no sul da ilha. Também chegou a ser emitido um risco de formação de tsunami para a costa brasileira, mas o caso foi considerado muito remoto por especialistas e depois completamente descartado.
9 - Jair Bolsonaro discursa na ONU e defende tratamento precoce
Em seu discurso na ONU, o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez declarações consideradas imprecisas sobre a gestão federal. As informações foram verificadas por agências de Factcheck de todo o País. O presidente defendeu o “tratamento precoce” da covid-19, falou do meio ambiente e disse que estamos há dois anos “sem corrupção” no Brasil.
10 - Mundo se preocupa com o surgimento de novas variantes e ondas de Covid-19
Após a popularização dos conceitos relacionados a “variantes” da Covid-19, os assuntos: lockdown, vacina, aglomeração e máscaras foram rapidamente substituídos por: taxa de transmissão, quantidade de infectados, sintomas, mortalidade. Entre as variantes surgidas do final de 2020 até 2021 estão a: Lâmbda, Gama, Delta e a mais recente, Ômicron. Todas são mutações aleatórias da covid e causaram danos específicos aos continentes que passaram.