Movimento Pró-Criança promove ato simbólico no Recife em homenagem às mulheres
Ação que reforça a igualdade de gênero e empoderamento feminino acontece nesta terça-feira (21)
O Movimento Pró-Criança realiza, nesta terça-feira (21), a entrega de rosas acompanhadas por mensagens de empoderamento feminino produzidas por artesãs egressas da instituição. A ação será, às 15h, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, zona sul do Recife.
O ato simbólico tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade, em especial das mulheres, para a igualdade de gênero, direitos e oportunidades. A iniciativa do Pró-Criança também reforça a importância da união em favor das demandas femininas. “Será um ato simbólico como manifesto afetivo de propagar a ideia de que a mulher sozinha tem poder, mas as mulheres juntas têm impacto”, explica a artista plástica e educadora do Pró-Criança, Vanessa Silva.
As protagonistas da ação de entrega das rosas são exemplos de que a oportunidade do trabalho coletivo pode mudar o rumo da vida das mulheres. O grupo é formado por 40 ex-alunas recém-diplomadas do Programa de Formação Mãos de Mães. O projeto do Pró-Criança oferta gratuitamente cursos de estamparia, cestaria e fuxico, confecção de brinquedos educativos, customização e encadernação artesanal. A turma deste ano, composta por 160 mulheres, celebrou a formatura no último dia 16 com desfile e exposição das peças produzidas ao longo desse período de aulas. A cerimônia foi realizada no Forte das Cinco Pontas, bairro de São José, área central da capital pernambucana.
Pelo menos desde 2014, o Pró-Criança promove regularmente cursos gratuitos para mães ou responsáveis dos educandos da ONG e mulheres das comunidades vizinhas às unidades Coelhos e Recife Antigo. Com a criação do Programa de Formação Mãos de Mães os cursos foram unificados e ampliados, atendendo também o polo da entidade em Jaboatão dos Guararapes.
Dessa maneira, o Pró-Criança impacta diretamente até 200 mulheres por ano, oferecendo qualificação profissional com aulas teóricas e práticas com foco no empreendedorismo e no empoderamento feminino. “São eixos centrais que estimulam a consciência da mulher no contexto atual do mercado de trabalho e da sociedade como um todo, fortalecendo a busca e a conquista pelos seus direitos como a igualdade entre os gêneros”, afirma Vanessa.