Literatura

Pernambucano Eduardo Aleixo faz lançamento de peça em livro

Leitura dramática e oficina de dramaturgia compõem projeto do dramaturgo

 Eduardo Aleixo Monteiro é um dos cofundadores do projeto - Divulgação:Eduardo Cunha/CCQ

Nesta quarta-feira (22),  o texto 'Interrupção' será publicado em livro pela Editora Efêmera, da qual o pernambucano e mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo Eduardo Aleixo Monteiro é cofundador ao lado de Ligia Souto, Marcus Mazieri e Pamella Martelli. 

O lançamento da peça em livro traz também, para compor o projeto de Eduardo, leitura dramática e oficina de dramaturgia, em contrapartida do Prêmio por Histórico de Realização em literatura do ProAC Expresso LAB de 2020. As ações serão disponibilizadas a partir das 20h.

A peça curta Interrupção faz parte de uma trilogia. Escola de Magistratura foi publicada em 2017, na revista Ensaios de Teatro do TEatroensaio (Portugal); Sentença foi publicada em 2019 pela SESI-SP Editora e em 2020 pela Edufes.

Na peça, Juiz e Escrivão estão às voltas com um pedido de autorização judicial para interrupção de gravidez, deixando-se influenciar pelas suas ambições e convicções, bem como pelos demais envolvidos no processo.

“O enredo da peça parte de um caso real, que chegou ao meu conhecimento em 2013, no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de São Paulo. Eu nunca tive acesso às identidades dos envolvidos, na medida em que o processo judicial correu em segredo de justiça. Acreditando, porém, que a história merecia ser compartilhada, porque poderia fomentar o debate público sobre o tema, comecei a escrevê-la em 2017, no Núcleo de Dramaturgia da Escola Livre de Teatro de Santo André, onde ganhou uma primeira leitura dramática, dirigida por Solange Dias.”, pontua Monteiro, que é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco.

Interrupção começou a ser escrita a partir de um caso concreto: X, de 12 anos, ficou grávida após manter relações sexuais com o namorado Y, de 17. Z, mãe de X, que é a sua representante legal, entende que a gestação deve ser interrompida, tendo em vista que a menor não possui condições psicológicas e discernimento necessário para criação e sustento do bebê. Assim sendo, requereu, judicialmente, autorização para a prática de aborto.

O livro ficará disponível na internet a partir de hoje (22), com o intuito de  fomentar a leitura e o debate de textos teatrais contemporâneos, como também atingir as camadas da população menos assistidas ou excluídas do exercício dos seus direitos culturais.

Já a oficina de dramaturgia e a leitura dramática erão assíncronas e estarão disponíveis junto ao PDF da peça na plataforma do projeto.

“No Brasil, nós temos muito pouco acesso a uma formação em dramaturgia e menos acesso ainda a publicações de dramaturgia contemporânea. Se quisermos formar bons dramaturgos, eles precisam conhecer não só os clássicos, mas também uns aos outros.”, defende Monteiro.

Oficinas

As oficina de dramaturgia serão comandadas pela diretora, dramaturga, pedagoga, mestre em Artes pela Universidade de São Paulo, Cintia Alves e Solange Dias, que é diretora, dramaturga, arte-educadora, mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas e integrante do Teatro da Conspiração.

Serviço

Lançamento da publicação e leitura dramática da peça Interrupção, do dramaturgo Eduardo Aleixo Monteiro, e oficina de dramaturgia.

Onde: Na plataforma do projeto
Quando: 22 de dezembro, às 20h