Doação

Governos federal e estadual anunciam de doações de geladeiras a envios de médicos à Bahia

Rui Costa disse que pagará auxílio financeiro para as famílias vítimas das enchentes, mas não divulgou valores

Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) publicou uma lista de oito ações para apoiar as vítimas atingidas pelas enchentes no sul da Bahia - Manuella Luana/AFP

Os governos Federal e estadual anunciaram, entre a noite de segunda-feira e a manhã desta terça-feira, uma série de medidas para apoiar as vítimas das enchentes que impactaram 471 mil pessoas no sul da Bahia. Há desde ações emergenciais a promessas de doações de eletrodomésticos e o pagamento de auxilio emergencial às vítimas da tragédia e o envio de médicos à região.

No governo federal, a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) publicou nesta terça-feira uma lista de oito ações para apoiar as vítimas atingidas pelas enchentes no sul da Bahia. Entre as ações estão a instalação de uma base de apoio na cidade de Ilhéus e o envio de 90 médicos para auxiliar a população.

Em publicação no Twitter, a Secom informou que a instalação de uma base de apoio na cidade de Ilhéus, que conta com o apoio da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, da Defesa Civil Nacional, da Superintendência Estadual de Defesa Civil e da Polícia Rodoviária Federal.



O governo federal também realizará o envio de aeronaves para apoiar os municípios afetados para o transporte de pessoas, insumos e retirada de moradores de áreas isoladas, envio de 90 médicos para auxiliar a população, envio de cestas de alimentos, assim como doações da sociedade civil e do programa Pátria Voluntária.

O Ministério da Defesa realiza a convocação das Forças Armadas para auxílio da logística e resgate da população. Já o Ministério da Infraestrutura mobiliza a Polícia Federal e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Também está previsto o abastecimento de aeronaves com verba federal.

Além disso, a Defesa Civil irá disponibilizar cerca de R$ 20 milhões para ações de resposta ao desastre e reconstrução de infraestrutura danificada.

O governador do estado, Rui Costa (PT), também anunciou medidas para auxiliar a população do sul da região. As medidas foram definidas durante reunião de trabalho na base de apoio montada pelo governo da Bahia em Ilhéus.

As medidas foram divulgadas na noite dessa segunda-feira (27). Entre elas, o governo estadual anunciou auxílio financeiro para as famílias vítimas das enchentes. O benefício vai ser executado dentro do programa Estado Solidário, iniciativa que contempla medidas executadas para apoiar a população durante a pandemia da Covid-19. O valor ainda será definido.

Além disso, o governador anunciou a extensão da Tarifa Social da Embasa como valor máximo cobrado na conta a ser paga à Empresa de Águas e Saneamento da Bahia (Embasa), no mês de dezembro, para todas as residências, comércios e prestadores de serviços que tiveram prejuízos com as enchentes nos municípios que decretaram situação de emergência por causa das chuvas.

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) se comprometeu a doar mais 1.000 geladeiras. A companhia já havia anunciado a doação de 500 unidades do eletrodoméstico.

Também foi divulgado que esta semana começam a ser distribuídas as geladeiras adquiridas pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec). As primeiras entregas acontecerão nas 11 cidades do extremo sul da Bahia que são afetadas pelas chuvas desde o início de dezembro.

A Tarifa Social da Embasa e a compra das geladeiras foram autorizadas por lei enviada pelo governo à Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador do estado no dia 14 de dezembro.