Jeep

Os pilares do Polo Automotivo Jeep

Conectividade, design e segurança são pontos em comum nos quatro modelos produzidos na fábrica do Grupo Stellantis em Goiana

Polo Automotivo Stellantis de Goiana - Stellantis/Divulgação

Com toda a sua tecnologia embarcada na planta industrial, o Polo Automotivo da Jeep de Pernambuco tem capacidade de produzir 280 mil veículos por ano. Quatro modelos são produzidos na fábrica do grupo Stellantis de Goiana, na Zona da Mata Norte do Estado: Jeep Renegade, Jeep Compass, Jeep Commander e Fiat Toro. Conectividade, design e segurança estão entre os pilares de desenvolvimento para esses veículos, que contam com várias versões.

Jeep Commander

O mais recente modelo a começar a ser produzido em Pernambuco foi o Jeep Commander, lançado em agosto de 2021. O maior e mais sofisticado Jeep já produzido no Brasil chegou para trazer um novo patamar premium para a marca no País e deixar a gama da Jeep ainda mais completa. Com capacidade para sete passageiros, o novo utilitário esportivo possui acabamentos e tecnologia premium, sem perder sua capacidade para a aventura, como todo Jeep deve ser.

O Commander é o novo utilitário esportivo produzido no Estado. Foto: Stellantis/Divulgação

O modelo é completo e já entrega todos os melhores conteúdos de série em duas versões: Limited e Overland (ambas com opções Turbo flex 4x2 e Turbo diesel 4x4). O espaço é outro atributo do Commander. Afinal, sete lugares representam mais conforto, versatilidade e até amplo porta-malas (chega a 1.760 litros com todos os bancos rebaixados), que é um dos maiores da categoria.

O modelo é equipado ainda com muita tecnologia: sistema de som premium Harman Kardon, bancos dianteiros elétricos, porta-malas com sensor de presença, plataforma conectada Adventure Intelligence Plus com Alexa in Vehicle e sistemas de direção autônoma como frenagem de emergência com reconhecimento de pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas de velocidade e park assist.

Jeep Compass

Líder do seu segmento, o utilitário esportivo mais tecnológico fabricado no Brasil (junto com o Jeep Commander) foi eleito nos últimos quatro anos o SUV médio com maior valor de revenda no território nacional. O Jeep Compass foi renovado em abril de 2021, chegando com ainda mais performance, design, sofisticação e tecnologia.

O modelo veio com novo design, trazendo mudanças por fora e por dentro. Externamente, o Novo Jeep Compass traz novidades no para-choque dianteiro, novas rodas para todas as versões, na lanterna traseira, pintura das partes plásticas, faróis Full LED com assinatura em LED e faróis de neblina com a mesma tecnologia.

Líder no segmento SUV médio, o Compass foi renovado este ano. Foto: Stellantis/Divulgação

Com o maior torque e maior potência entre os propulsores flex produzidos no Brasil, além de baixo consumo de combustível e reduzido nível de emissões de poluentes, o motor T270 Turbo Flex estreou na gama Jeep no Novo Compass sempre integrado ao câmbio automático de seis velocidades.

O modelo já teve quase 300 mil unidades comercializadas no Brasil desde que começou a ser vendido no país, em 2016, com fabricação em Goiana. Exportado para 16 países (entre eles, Argentina, Bolívia, Chile e Colômbia), o Compass já alcançou a produção de mais de 327 mil carros em pouco mais de cinco anos. Vale dizer ainda que o SUV médio da Jeep ultrapassou em 2021 mais de 64 mil unidades vendidas no País, recorde em sua história, e chegou pela primeira vez ao segundo lugar no ranking entre os automóveis mais vendidos em setembro (excluindo comerciais leves).

Jeep Renegade

Primeiro modelo da Jeep a ser produzido no Polo Automotivo da Stellantis em Goiana, o Renegade já alcançou a marca de 450 mil unidades fabricadas. O modelo de sucesso do mercado é ainda o Jeep mais vendido de 2021 no Brasil e é exportado para outros 12 países da América Latina, como Argentina, Uruguai e Chile.

Em 2021, no ano em que a marca comemorou 80 anos de história, o Jeep Renegade ganhou uma edição comemorativa relativa a essas oito décadas. O modelo foi ainda o primeiro veículo conectado da Stellantis no Brasil, estreando a plataforma de conectividade Adventure Intelligence by Jeep Connect.

O Renegade já atingiu a marca de 450 mil veículos fabricados. Foto: Stellantis/Divulgação

Número um entre os SUVs compactos, o Jeep Renegade chegará com mudanças no início de 2022 para se manter na liderança. O modelo mais off-road da categoria passará a contar com ainda mais performance, mantendo sua iconicidade. Ele será equipado com o motor T270, o melhor turbo flex fabricado no Brasil - com potência de 185 cv (etanol) / 180 cv (gasolina) e 270 Nm de torque - em todas as suas versões 4x2 e 4x4.

Toro

Desde seu lançamento, em 2016, a Fiat Toro passou recentemente por sua maior evolução. Em sua primeira renovação, a marca desenvolveu seu novo veículo sobre quatro pilares: Design, Performance, Conectividade e Tecnologia. Referência em design que vai além de seu segmento, a Nova Fiat Toro traz um desenho ainda mais moderno na dianteira, que inclui o Logo Script e a Fiat Flag, novo capô, grade, rodas e bullbar integrado ao para-choque.

A Nova Toro traz um desenho ainda mais moderno na dianteira. Foto: Stellantis/Divulgação

A picape também ganhou interior completamente renovado, com novo painel de instrumentos 100% digital e central multimídia com até 10" e conexão 4G. A cabine renovada também recebeu novos porta-objetos, que totalizam 26 litros de volume. A Nova Fiat Toro estreia o motor turbo flex mais moderno, potente e de maior torque produzido no Brasil.

Responsável por transformar o mercado brasileiro de picapes ao apresentar para o consumidor o conceito de Sport Utility Pick-up (SUP) – que combina o conforto e dirigibilidade de um SUV com a força, a robustez e a praticidade de uma picape com a capacidade para cinco pessoas e uma tonelada de carga total –, a Toro foi a escolha de quase 300 mil clientes até o momento e é líder de vendas em sua categoria.