Pernambucanos estão prontos para chegar na ponta dos cascos na Copinha
Principal competição sub-20 do Brasil tem início marcado para este domingo (2)
Neste domingo (2) começa a principal competição de base do Brasil. Como todo início de ano, as principais revelações nacionais demonstram seu futebol no maior torneio sub-20 do País: a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com término marcado para o dia 25 de janeiro, Pernambuco será representado por cinco equipes. São elas Náutico, Santa Cruz, Sport, Petrolina e Retrô. Em grupos distintos, os times do Estado buscam fazer bonito no Sudeste brasileiro. Santa, em 1992, e Sport, em 2016, foram quem chegaram mais longe no certame, alcançando as quartas de final.
No Sport, o time que atuará na competição estará rejuvenescido. Com oito nomes do elenco sub-20 sendo puxados para encorpar o grupo profissional, que se reapresenta no próximo dia 04, jovens do sub-17 terão a oportunidade de participar do principal torneio de base do País. E apesar da falta de "rodagem" do time, o técnico Sued Lima acredita que a equipe terá um bom desempenho.
O treinador assumiu o comando do time no início da semana, após seu antecessor, Ricardo Severo, ser desligado do cargo. Com pouco tempo de preparação, o técnico aumentou a carga de trabalho para o Leão chegar na ponta dos cascos em terras paulistas. Como adversários na primeira fase pelo Grupo 3, na cidade de Bálsamo, o Rubro-negro terá o Mirassol/SP, Taguatinga/DF e Confiança/SE - adversário da estreia, dia 02. "Estamos nos preparando da melhor forma possível. Assumi o time tem poucos dias, foram poucos treinos. Aumentamos o quantitativo de treinos, fazendo em dois períodos, no intuito de potencializar o que já vinha sendo feito com o antigo treinador, além de aprimorar outras coisas", enfatiza.
Já em Iacanga, pelo Grupo 9, estará o Santa Cruz. Time do Estado com mais participação na Copinha, indo para a 25ª aparição, o Tricolor vai ter pela frente o União ABC/MS, na segunda-feira, além de União Iacanga/SP e Novorizontino/SP. Mais que fazer bonito na competição, o Tricolor encara o certame como uma oportunidade de potencializar suas crias. Vivendo forte crise financeira, a Cobra Coral espera repetir 2020, ano que teve alguns destaques na competição.
“É de suma importância uma competição desse nível para maturar o atleta. Além de ser uma vitrine para venda de jogadores também. Tivemos esse exemplo na última Copinha com o próprio Rokenedy, o André, e outros jogadores que estão espalhados pelo Brasil. Foi justamente essa fase de maturação da Copinha que levaram esses atletas a encontrarem novos clubes”, comenta o treinador Felipe Alves.
Em reta final de preparação, o Náutico entra em campo apenas na quarta-feira, dia 05, mas não esconde a felicidade de ter encontrado um grupo acessível na primeira fase. Pela chave número 30, o Timbu terá como adversários Inter de Limeira/SP, Ibrachina/SP e Serranense/MG. No entanto, o treinador Adriano Souza pregou respeito sobre os rivais."Ficamos felizes com o grupo que foi apresentado. Apesar de não ter uma tradição ou peso em termos de camisa, as equipes da Ibrachina e Inter de Limeira são fortes. A Inter fez uma boa competição no Paulista deste ano. A Ibrachina tem vários atletas que fizeram parte de elencos passados de São Paulo e Corinthians, além de ter jogadores do Palmeiras emprestados", explica.
Outros dois representantes do Estado, Petrolina e Retrô se encontram nos grupos 14 e 20, respectivamente. Em Taubaté, a Fera Sertaneja vai encarar o time que leva o nome da cidade na rodada de abertura, na segunda-feira, além de Botafogo/RJ e do Aparecidense/GO posteriormente. Já em Itapira, a Fênix estreia contra o Itapirense/SP, na quarta, e na sequência pega Cruzeiro/MG e Palmas/TO.