réveillon no Recife

Movimentação tranquila nas praias do Recife no último dia de 2021

Público poderá acompanhar a queima de fogos, mas a instalação de barracas, mesas e cadeiras está proibida

Movimentação tranquila nas praias do Recife nesta sexta (31) - Paullo Allmeida / Folha de Pernambuco

Faltam poucas horas para dar adeus a 2021 e celebrar a chegada de 2022. E as praias do Recife, que sempre foram destinos certeiros para curtir a virada do ano, estão, pelo segundo ano consecutivo, com restrições para evitar aglomerações devido à pandemia de Covid-19.

Na orla das praias de Boa Viagem e do Pina, está proibida a instalação, de barracas, mesas, cadeiras, toldos, caixas de som e recipientes térmicos (coolers) na faixa de areia, no calçadão ou ao longo da avenida da orla do Recife. 

A medida obedece a portaria nº 0035 de 2 de dezembro de 2021, divulgada no Diário Oficial do Município. De acordo com a secretária-executiva de Controle Urbano do Recife, Marta Lima, a proibição passará a valer a partir das 17h do dia 31 de dezembro de 2021 até às 6h do dia 1º de janeiro de 2022.

Marta Lima explicou que o público pode assistir à queima de fogos - Foto: Paullo Allmeida / Folha de Pernambuco

"A gente lembra que não está proibida a vinda para a praia. Quem quiser vir para ver o espetáculo dos fogos, pular as ondinhas, fazer as orações, pode vir, desde que respeite as restrições", explicou.

Na noite do réveillon, a medida será fiscalizada pela Secon, Guarda Municipal, Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) e Polícia Militar. Quem descumprir a determinação terá o equipamento recolhido e, no caso dos comerciantes cadastrados, uma suspensão de oito dias na licença.

O comerciante David Anízio, 47, já esteve presente na praia logo cedo. Acostumado a passar a virada com o pé na areia, ele ainda não decidiu se virá à noite. "É sempre muito bom romper o ano aqui na praia. A energia é sem igual. Mas, com as proibições, talvez seja melhor fazer a passagem de casa, junto da família. Talvez eu passe aqui só para ver os fogos, porque eu acho o espetáculo muito bonito, mas vou respeitar as restrições e ficar na torcida para que no próximo ano as coisas voltem ao normal", disse David.

O comerciante David Anízio, 47, esteve presente na praia logo cedo - Foto: Paullo Allmeida / Folha de Pernambuco

Show de fogos

A orla contará com 17 minutos de fogos de artifício disparados no céu. Os pontos principais serão no Pina, Segundo Jardim e também na altura do edifício Acaiaca. Além dos efeitos visuais no céu, um carro de som levará música que será reproduzida somente no momento da chegada do novo ano, enquanto os fogos acontecem.

E para descentralizar o espetáculo, a prefeitura separou outros pontos para a queima dos artefatos. No Parque Dona Lindu, a celebração terá 5 minutos de duração e ainda vai contar com jogo de luzes que serão possíveis a partir do uso de lasers.

Já os bairros do Ibura, Jardim São Paulo, Lagoa do Araçá e Morro da Conceição terão três minutos de festa no céu para receber o novo ano. Na Rua da Aurora, também haverá queima de fogos com três minutos de duração e projeções utilizando lasers trazendo frases de boas-vindas ao ano novo.

Vale lembrar que o espetáculo luminoso preparado para este ano respeita o decreto municipal que proíbe a utilização de artefatos e fogos de artifício que provoquem poluição sonora, ou seja, a celebração acontecerá sem provocar ruídos estrondosos.