Capitais registram panelaços durante pronunciamento de Bolsonaro
Também ocorreram protestos em cidades da Região Metropolitana do Rio, como Niterói
Durante o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro em cadeia de rádio e TV nesta noite houve panelaços em vários estados e capitais do país. No Rio, as manifestações aconteceram em bairros de Zona Sul, Zona Norte, Região Central e Zona Oeste aos gritos de "Fora, Bolsonaro!".
Também ocorreram protestos em cidades da Região Metropolitana do Rio, como Niterói. Ainda no Rio, mensagens contra o presidente foram projetadas em fachadas de prédios. Também houve manifestações em vários regiões de São Paulo, no Recife, Salvador, Brasília, Fortaleza e Florianópolis.
Em muitas capitais, os protestos com as panelas vieram acompanhadas de palavras de ordem contra o presidente. Em São Paulo, assim como no Rio, alguns prédios ganharam projeções contra o presidente. Protestos também aconteceram em Belém, Belo Horizonte, Vitória e Campo Grande.
Em férias de fim de ano em Santa Catarina, o presidente usou na manhã desta sexta-feira suas redes sociais para "convocar" a esquerda a fazer um panelaço contra o seu pronunciamento. Segundo Bolsonaro, em tom irônico, a manifestação deveria ocorrer para comemorar os "três anos sem corrupção no governo federal".
"Estou convocando toda a esquerda do Brasil para fazer um panelação, bem grande, para comemorar três anos sem corrupção. Gravei hoje para o fim de ano uma mensagem, né. Então, eu já convoco o pessoal da esquerda a fazer um super panelaço para comemorar três anos sem corrupção. Deve ser isso que está incomodando muito a esquerda no Brasil", publicou.
O presidente está hospedado desde a última segunda-feira no Forte Marechal Luz, em São Francisco do Sul, que fica a cerca de 90 quilômetros de Penha. Nesses dias, Bolsonaro já andou de jet ski duas vezes, cortou o cabelo e fez um jogo na Mega-Sena da virada.
Bolsonaro tem sido alvo de críticas por aproveitar férias no litoral de Santa Catarina, enquanto estados como Bahia, Tocantins, Goiás e Minas Gerais passam por fortes temporais, com mortos, desaparecidos e milhares de desalojados. No seu quarto dia de férias, Bolsonaro visitou na quinta-feira o parque de diversões Beto Carrero World, na cidade de Penha.