Pernambuco disponibiliza mais de 1,6 mil vagas para atendimento de síndromes respiratórias
O incremento no número de leitos foi necessário devido aos casos de influenza e Covid-19
Entre os dias 24 de dezembro e 4 de janeiro, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) abriu 329 novas vagas na rede estadual de Saúde, das quais 119 são de Terapia Intensiva (UTI).
O reforço foi necessário para garantir a assistência aos pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) diante da pandemia da Covid-19 e do aumento de casos provocados pela influenza A H3N2, já considerada uma epidemia no Estado.
Com o incremento das vagas, Pernambuco conta, atualmente, com a maior rede pública voltada para pacientes com Srag entre os estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com 1.646 leitos, sendo 845 de UTI.
“Estamos trabalhando para garantir a assistência a quem precisa, colocando em prática um plano de contingência, porque temos uma forte pressão sobre a rede de saúde, tanto nas urgências, como nos setores de internação. Assim, estamos retomando os esforços para conversão de leitos para o atendimento de quadros respiratórios”, pontuou o secretário estadual de Saúde, André Longo.
O secretário reforçou que o uso de máscara, a lavagem das mãos e a atitude de evitar aglomerações são importantes ações para diminuir o nível de contágio. Além disso, caso algum sintoma gripal apareça, é necessário que a pessoa faça o auto-isolamento e coloque a máscara, mesmo em casa.
Leitos
Na última sexta-feira (31), foram abertas 146 novas vagas, sendo 83 de UTI, nos hospitais Memorial Guararapes, em Jaboatão (10 de UTI); Agamenon Magalhães (8 UTI) e Evangélico (27 de enfermaria), no Recife; João Murilo, em Vitória de Santo Antão (10 de UTI); Brites de Albuquerque, em Olinda (10 de UTI); e UPAE Goiana (7 de UTI e 6 de enfermaria).
Nesta segunda-feira (03), foram colocados em operação novas vagas no Recife, sendo 40 leitos (10 de UTI) no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa e 10 no Maria Vitória (todos de terapia intensiva). Já nesta terça-feira (4), o Hospital Referência à Covid-19 - unidade Boa Viagem (Antigo Alfa) colocou em operação outros 10 leitos de UTI e o Hospital Agamenon Magalhães converteu 8 vagas de terapia intensiva para atendimento de síndromes respiratórias.
Nos próximos dias, ainda há previsão de abertura de outros 149 leitos, sendo 80 de terapia intensiva e 69 de enfermaria.