Futebol

Choro, convite do Atlético/MG e 300 mil seguidores: a história de Tomate na Copinha

Goleiro do Andirá ganhou destaque no torneio após ser substituído em jogo contra o Galo

Tomate, goleiro do Andirá - Reprodução/Instagram

O goleiro Tomaté, do Andirá/AC, virou o principal nome da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2022. No duelo da equipe diante do Atlético/MG, pelo torneio de base, o atleta fazia boa partida quando, aos 17 minutos do segundo tempo, foi substituído após o Galo ter um pênalti a favor. O técnico da equipe sacou o jogador e colocou o goleiro reserva, Carlos, de apenas 15 anos, com a esperança de pegar o pênalti. No fim, os mineiros balançaram as redes e ganharam o confronto por 1x0. O que veio em seguida, porém, é o que tornou o jogador uma personagem da Copinha.

O gol fez Tomate, apelido de Eduardo Filgueira da Silva, de 18 anos, cair no choro. Cena que despertou a empatia de diversos torcedores e jogadores. Em pouco tempo, o atleta pulou de mil para 300 mil seguidores no Instagram. Recebeu comentário de apoio até de atleta da Seleção Brasileira."Deus te abençoe Mlk (sic). Vc (sic) estava bem demais", comentou o atacante Richarlison, do Everton/ING.

O Atlético/MG também se sensibilizou com a cena. Pelas redes sociais, o clube convidou o jovem para um período de testes após a Copinha. "Depois vou tirar um tempo para agradecer cada um de vocês. É muita mensagem. Eu não era muito acostumado com isso (risos). Mas daqui para a frente Deus vai abençoar e vou tirar um tempo para responder. Estamos juntos", disse Tomate, através da rede social.