Combate à fome

Programa Recife Acolhe promove a entrega de café da manhã à população em situação de rua

Edital está disponível na Prefeitura do Recife para o credenciamento de Organizações de Sociedades Civis que se comprometam em atuar na distribuição dos alimentos

Foto: Andréa Rêgo Barros/ Arquivo PCR

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Politica sobre Drogas (SDSDHJPD) disponibiliza o credenciamento de Organizações da Sociedade Civil (OSC) que se responsabilizem em ofertar café da manhã para a população em situação de rua do Recife. O cadastramento pode ser feito até o dia 4 de fevereiro na própria secretaria e faz parte do projeto Recife Acolhe

Através de um contrato, a prefeitura se compromete em atuar de forma cooperativa, se encarregando pela produção de 600 refeições e o transporte até os locais escolhidos pelas OSCs como pontos de distribuição. 
As organizações deverão atuar conforme o plano previamente aprovado, escrevendo relatórios mensais e criando condições suscetíveis para que a prefeitura possa supervisionar o trabalho que está sendo realizado. O acordo firma até 12 meses de parceria, podendo ser renovado. 

Para a secretária da pasta, Ana Rita Suassuna, a parceria entre Organizações da Sociedade Civil e Prefeitura da cidade é uma importante ação para garantir os direitos das pessoas em situação de rua. “A garantia da distribuição do café da manhã irá complementar a entrega de almoço já realizada pelos dois restaurantes populares mantidos pelo município. Tais ações fazem parte do Recife Acolhe que, dentre os objetivos, visa minimizar a insegurança alimentar das pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social”, afirmou ela. 

Para realizar a inscrição, as OSCs devem ler o edital disponível no site da Prefeitura do Recife e entregar a devida documentação no Protocolo da SDSDHJPD, localizado no sexto andar da sede da Prefeitura do Recife. O recebimento dos documentos está sendo realizado pela manhã das 8h ás 12h e durante a tarde, das 13h às 17h. A lista de selecionados será divulgada no dia 19 de fevereiro. 

A ação da prefeitura vem como mais uma medida do programa Recife Acolhe, lançado em junho de 2021. O programa surgiu com a intenção de diminuir as dificuldades vivenciados pela população em situação de rua no Recife através da manutenção de politicas públicas relacionadas a diversas secretarias. 

Em relação à alimentação, como citado pela secretária Ana Rita Suassuna, dois restaurantes populares atuam no Recife de forma a contribuir para a segurança alimentar de pessoas em situação vulnerável. São eles:

Restaurante Josué de Castro: Rua do Peixoto, 449, São José
Horário de funcionamento: das 11h às 14h e das 17h às 20h

Restaurante Naíde Teodósio: Rua Afonso Costa, número 212 - Santo Amaro
Horário de funcionamento: das 11h às 14h


De acordo com a Prefeitura do Recife, desde suas aberturas no ano de 2019, cerca de 700 mil refeições foram distribuídas entre pessoas em situação de rua e em situações de vulnerabilidade, demonstrando sua importância na luta pelo combate à fome.